Voltar

Sociedade

Mais de 1,2 milhões de portugueses já renovaram Cartão do Cidadão automaticamente

Sociedade

Mais de 1,2 milhões de portugueses já renovaram Cartão do Cidadão automaticamente

Mais de 1,2 milhões de portugueses já renovaram automaticamente o Cartão do Cidadão (CC) e receberam o documento por correio, de acordo com dados divulgados esta semana pelo Ministério da Justiça (MJ).

A renovação automática do CC está disponível para todos os que tenham 25 anos ou mais e não tenham necessidade de alterar dados pessoais no momento em que o documento esteja próximo de caducar.

“Na renovação automática, o processo de renovação inicia-se 60 dias antes do fim de validade do cartão, por iniciativa dos serviços, com o envio "automático" para a morada do cidadão de uma carta a avisar do fim da validade do seu CC e com uma referência Multibanco que possibilita a renovação sem alteração de dados. Uma vez efetuado o pagamento da referência Multibanco, o cartão é emitido e enviado para a morada do cidadão, por correio registado, com entrega exclusivamente ao próprio”, recorda o MJ.

O total de CC entregues via correios sobe para 1,8 milhões de documentos se forem tidos em conta os pedidos feitos na renovação presencial, sendo que no caso dos cidadãos portugueses a residir no estrangeiro há a possibilidade de ser enviado para o consulado da área da residência, o qual pode, por seu lado, enviar o documento para a morada do cidadão.

No âmbito da digitalização e automatização de serviços na administração pública, o MJ refere ainda que desde que está disponível o pedido online de emissão de CC para recém-nascidos já foram solicitados 3.191 documentos.

Segundo a tutela, os processos online “já evitaram mais de três milhões de deslocações aos balcões, poupando aos cidadãos e à administração pública mais de 4,7 milhões de horas em percursos, esperas e atendimentos”.

“Até aos 25 anos a validade do cartão é de cinco anos, sendo obrigatória a deslocação a um serviço do IRN [Instituto dos Registos e Notariado] para atualizar os dados biométricos e pedir a renovação do CC. A partir dos 25 anos, a validade do cartão é de 10 anos ou até 3 de agosto de 2031, se o cartão tiver sido emitido após 13 de agosto de 2021 […]. Uma nova geração do Cartão de Cidadão, com novas soluções tecnológicas, segurança física e digital reforçada e novo ‘layout’, estará disponível em 2023”, recorda o MJ.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.