Voltar

Educação

Mais exames obrigatórios nas novas regras de acesso ao ensino superior

Educação

Mais exames obrigatórios nas novas regras de acesso ao ensino superior


A proposta final do Governo será conhecida no final deste mês. As regras vão ser introduzidas de forma gradual, a partir do ano letivo 2024/2025.

Os exames nacionais passarão a valer no mínimo metade da nota de acesso ao ensino superior e uma das principais novidades é a obrigatoriedade de realização de três exames.

A ideia, segundo o Jornal de Notícias, é manter os níveis de exigência e promover o equilíbrio entre escolas e colégios onde, nos últimos anos, houve casos de inflação de notas. Já o Público avança que a proposta prevê que as provas deixem de ser obrigatórias para terminar o secundário, mas vão manter-se para a entrada em licenciaturas.

De acordo com António de Oliveira Leite, secretário de Estado da Educação, a disciplina de Português é a candidata mais óbvia para fazer parte destes exames obrigatórios e será exigida ainda uma disciplina trienal e outra bienal.

Para a Juventude Comunista Portuguesa (JCP) esta “opção significa desvalorizar, ainda mais, a avaliação contínua, desprezando a sua função fundamental que é a de assegurar a todos os estudantes as condições para superar, com sucesso todas as fases do percurso educativo

Atribuir ainda mais peso à nota do Exame é um passo atrás que contribui apenas para o aprofundar das desigualdades entre alunos, colocando mais pressão num momento da vida dos estudantes que pode correr bem ou mal.

Este sistema de avaliação em que o Governo insiste é arcaico e não dá resposta às necessidades atuais, impedindo a reflexão, o ensinar a pensar, antes impelindo para o marranço, à sorte, para um exame pontual que avalia em duas horas dois ou três anos de aprendizagens”.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.