Voltar

Mau tempo: 15 pessoas morreram desde 28 de janeiro

Mau tempo: 15 pessoas morreram desde 28 de janeiro

Foto: ANEPC

Na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, desde 28 de janeiro já morreram 15 pessoas em Portugal, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados. Cerca de 1.200 pessoas de várias regiões de Portugal continental encontram-se hoje deslocadas das suas habitações como “medida preventiva” devido aos efeitos do mau tempo, sobretudo inundações. A Proteção Civil contabilizando 12.477 ocorrências desde o dia 1 de fevereiro e as regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas. A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

No distrito de Beja, os casos de pessoas deslocadas, que tiveram de sair das casas como “medida preventiva”, são dos concelhos de Mértola e Vidigueira. No Algarve, as preocupações maiores são Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, de acordo com dados da Proteção Civil.

A nível nacional, em termos de zonas inundadas, a Proteção Civil realça Coimbra, Leiria, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, na região Centro; Grande Lisboa, Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo, na região de Lisboa e Vale do Tejo; Mértola, Odemira, Vidigueira e Ourique, na região do Alentejo; e Castro Marim, Lagoa, Portimão e Alcoutim, na região do Algarve.

Até ao momento, encontram-se ativados 11 planos distritais de emergência e proteção civil, entre os 18 distritos de Portugal continental, bem como “125 planos municipais e 19 declarações de situação de alerta decretadas pelos próprios municípios”, revelou a Proteção Civil.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.