Voltar

Saúde

Médico da ULSBA publica artigo em revista internacional

Saúde

Médico da ULSBA publica artigo em revista internacional


Filipe Pinheiro, médico Anestesiologista da ULSBA e David Coelho, interno do 5º ano de Formação Especializada de Anestesiologia, publicam artigo científico na edição de janeiro deste ano da revista mexicana de Anestesiologia. “Bloqueio contínuo do plano do eretor da espinha para analgesia pós-operatória de uma colectomia segmentar por incisão subcostal” é o tema abordado.

O bloqueio do plano do eretor da espinha é uma técnica ecoguiada que ganhou popularidade como técnica analgésica perioperatória devido à sua versatilidade e perfil de segurança.

Descreve-se o caso de uma idosa com cardiopatia isquémica e fibrilação auricular, submetida a uma colectomia segmentar através de uma laparotomia subcostal esquerda sob anestesia geral, para excisão de um tumor do colon.

Pós-operatoriamente foi colocado ecoguiado, um cateter no plano do eretor da espinha ao nível de T7, o qual foi utilizado para analgesia (ropivacaína 0,2%; bolus + perfusão a 8 mL/h), complementada com paracetamol e metamizol magnésio endovenosos. Este esquema analgésico foi mantido durante 72h, com excelente controlo da dor, tendo o cateter sido removido no final.

A doente permaneceu com analgesia adequada, sem necessidade de opióides de resgate, até à data de alta sete dias após a cirurgia.

O bloqueio contínuo do plano do eretor da espinha a nível torácico, foi neste caso uma técnica eficaz para a analgesia pós-operatória em cirurgia abdominal aberta, permitindo um controlo excelente da dor associado a baixo risco de complicações e evitando a utilização de opióides.” Resumo do artigo científico publicado.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.