Voltar

Ambiente

Mesa e Zero: duvidam que dinheiro chegue para que todas as escolas fiquem sem amianto antes do próximo ano letivo

Ambiente

Mesa e Zero: duvidam que dinheiro chegue para que todas as escolas fiquem sem amianto antes do próximo ano letivo

As organizações Mesa e Zero saúdam o programa do Governo para retirar amianto das escolas, mas colocam “muitas reticências quanto aos valores a aplicar e classificação de prioridades”. Mesa e Zero duvidam que “a lista inclua todas as escolas com amianto.”

O Movimento Escolas Sem Amianto (MESA) e a associação ambientalista ZERO duvidam que “os 60 milhões anunciados pelo Governo sejam suficientes para a remoção do amianto das cerca de 570 escolas de todo o país”. Além disso, as duas organizações também duvidam que “todas as escolas com amianto estejam incluídas e que seja possível terminar as obras a tempo do início do novo ano letivo.”

Quanto à classificação de prioridades, a Resolução de Conselho de Ministros n.º 97/2017 refere a “obrigatoriedade de começar por intervir nos edifícios com a classificação 1, que representa as situações mais graves de degradação ou exposição do material”. Não sendo esta referida, ou divulgada, dizem as duas organizações, “não será possível aferir o cumprimento desta situação”. Mas as duas organizações duvidam, igualmente, que “a lista inclua todas as escolas com amianto e, tendo em conta as datas previstas para o início do novo ano letivo, se haverá tempo suficiente para lançar procedimentos, adjudicar, iniciar e concluir as obras em todas”, pelo que “temem que muitas se arrastem pelo início do ano escolar”,

“Recorde-se que o Governo anunciou uma linha de 60 milhões de euros em fundos comunitários exclusivamente para a remoção do amianto das escolas. O executivo identificou cerca de 570 escolas contendo amianto. A lista foi divulgada em Diário da República no passado dia 23 de junho”, diz, ainda, o documento das duas organizações em causa enviado à nossa redação.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.