Voltar

Sociedade

"SerpApetece – Culinária, Cultura e Natureza" nos restaurantes até 2 de outubro

Sociedade

"SerpApetece – Culinária, Cultura e Natureza" nos restaurantes até 2 de outubro

Migas de Assobio, Migas Gatas e Migas Canhas são os pratos em destaque nos restaurantes do concelho na semana de 24 de setembro a 2 de outubro, no âmbito da iniciativa "SerpApetece – Culinária, Cultura e Natureza".


"Promover na restauração os pratos tradicionais e característicos do território, respeitando a sua sazonalidade e recorrendo aos ingredientes produzidos localmente é um dos principais objetivos da iniciativa", refere a nota de imprensa da Câmara Municipal, responsável pela organização.

Na divulgação desta iniciativa, a autarquia deixa, também, as receitas das migas tradicionais, que pode provar nestes dias ou experimentar a fazer.

Migas-gatas de azeite. Chamavam-lhe migas-gatas por não terem qualquer conduto pois levam apenas pão, alho, azeite e sal.

Fritavam o alho no azeite e depois retiravam-no e cobriam o azeite com fatias de pão. Temperavam-nas com o sal suficiente, com água e ferviam-nas.

Quando começavam a ferver, faziam-lhe, no centro, um buraco com o palheto ou colher para permitir uma melhor circulação do molho e facilitar o cozimento do pão. Deixavam-nas secar um pouco e mexiam-nas. Serviam-nas com azeitonas.

Quando queriam que deixassem de ser gatas, acompanharam-nas com sardinhas ou carapaus fritos ou assados.

Migas-canhas ou brancas. Tinham o mesmo preparo que as migas-gatas ou de azeite, levando a mais o leite ou o almece que se lhe juntava, depois de cozidas na tijela de fogo, na palangana ou no prato de cada um.

Migas de torresmos. Estas levam torresmos não espremidos, alho e pão.

Fritavam os torresmos aos bocados pequenos e o alho. (Se os torresmos deitassem pouco pingo, deitava-lhe um pouco de banha). Retiravam o alho e procediam, em seguida, como nas migas de azeite, deixando ficar as presas de torresmos para que se misturassem ?om o pão.

A estas migas também davam o nome de migas de assobio por os pais aconselharem os filhos a assobiar sempre que encontrassem uma presa de torresmo. Era um divertimento para a pequenada.

Receitas textualmente reproduzidas da obra Monografia de Pias (Santa Luzia de Pias): Achegas históricas, arqueológicas e etnográficas, de Luis Figueira Borges, editada em 1986.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.