Voltar

Agricultura

Ministra da Agricultura “exlui CAP do Comité de Acompanhamento do PEPAC”. Confederação quer situação reposta

Agricultura

Ministra da Agricultura “exlui CAP do Comité de Acompanhamento do PEPAC”. Confederação quer situação reposta


A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) exige ser integrada no Comité de Acompanhamento do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

“Contra a incompetência de quem nos governa” tem sido o mote e a assinatura da onda de manifestações que a CAP tem promovido pelo País, com o apoio e mobilização dos seus associados no terreno e Luís Mira, secretário geral da CAP, espera que esta situação não tenha “estado na origem desta situação”, revelando que o Ministério “justificou esta questão como um lapso”.

Prossegue frisando que a “mais recente demonstração de incompetência pode ser constatada no Diário da República de ontem, mais concretamente no Despacho 2140/2023, de 14 de fevereiro, que “designa os parceiros económicos e sociais que integram o Comité de Acompanhamento Nacional do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum de Portugal (PEPAC). Por lapso de entidade terceira – segundo explicou o Gabinete da Ministra por email – a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) não foi incluída no lote de parceiros económicos e sociais que integram este Comité de Acompanhamento da Política Agrícola Comum”.

“A CAP é – somente – a organização de cúpula do setor agrícola português, a única com assento na Comissão Permanente de Concertação Social. Um lapso que exclui a CAP – a organização agrícola mais representativa da produção – de participar no Comité que tem por objetivo acompanhar a execução do PEPAC”, esclarece o dirigente Luís Mira.

“A CAP está ofendida na sua dignidade institucional. Esta exclusão exige uma explicação. A CAP tem que ser integrada neste Comité e impõe-se também uma retratação pública do sucedido. Se a mesma não acontecer, a CAP recusar-se-á a participar em qualquer reunião deste organismo enquanto a Ministra da Agricultura exercer funções. É uma decisão extrema, mas é uma decisão ponderada”.

“Mas a incompetência não se fica por aqui. A Ministra deve rever a composição das entidades que integram o Comité.

Desde logo, a AMAP – Associação das Mulheres Agricultoras de Portugal já não existe há mais de dez anos. Está extinta… este é o conhecimento do Ministério sobre o setor associativo que tutela, quando nomeia uma entidade extinta para o Comité de Acompanhamento do PEPAC…

Depois, duas associações não setoriais da Sociedade Civil (alíneas j) e k) são nomeadas em paridade com Confederações setoriais para uma entidade institucional formal de acompanhamento técnico. Sem prejuízo destas associações poderem participar ativamente em processos de consulta e diálogo com o Ministério da Agricultura, não é adequado, do ponto de vista institucional, terem assento neste órgão, em paridade com as organizações de cúpula representativas do setor.

Adicionalmente, a Ministra nomeou a Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA) para este Comité, quando em nenhuma outra situação a CAP foi nomeada para integrar Comités de acompanhamento de políticas do ambiente. Mais uma vez, trata-se de uma organização que pode oferecer contributos de forma bilateral, mas que não possui materialmente qualquer competência no que respeita à PAC.

Está tudo errado, desde a exclusão da CAP à constituição das entidades que compõem o Comité”, pode ler-se, ainda, em comunicado.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.