Voltar

Cultura

Montado de sobro inspira novas histórias de banda desenhada, em Odemira

Cultura

Montado de sobro inspira novas histórias de banda desenhada, em Odemira

Foto: © Arquivo Município de Serpa/Nicola Di Nunzio

Cinco escritores e quatro artistas visuais juntaram-se para criar histórias de banda desenhada e para “homenagear”, e celebrar, a "importância do montado de sobro para o território, a cultura, a economia e os ciclos de vida no Alentejo, no concelho de Odemira". O projeto “Histórias à Sombra do Montado” foi criado, em 2022, pela Ronha – Associação Cultural e tem o apoio do programa Odemira Criativa, promovido pela Câmara deste concelho.

A terceira edição do projeto foi lançada no início deste mês, em Odemira, e volta a promover, através da arte da banda desenhada, o montado de sobro, “que ocupa cerca de 23% da área florestal nacional e é um dos maiores símbolos da identidade alentejana”, explicou a associação, em comunicado enviado à agência Lusa.

“O montado é um dos ecossistemas mais importantes de Portugal” e é “uma herança viva que cria memórias e é isso que queremos preservar e partilhar, criando um projeto de banda desenhada que o homenageasse”, reforçou Hugo Tornelo, um dos criadores da iniciativa, juntamente com Rita Gonzalez, citado no comunicado.

Em 2025, as histórias para a edição foram escritas por José Riço Direitinho, Isabel Moreira Marques, João Pedro Vala, Susana Moreira Marques e Isabel Minhós Martins.

A sua adaptação para banda desenhada esteve a cargo dos artistas visuais Miguel Rocha, Biakosta, Joana Estrela e André Pereira.

“Cada história que estes autores e artistas criaram, para além do seu valor artístico inerente, contribui para esta consciencialização” da importância do montado, indicou Hugo Tornelo.

O criador acrescentou que “o trabalho desenvolvido valoriza o património natural do Alentejo” e disse esperar “que as bandas desenhadas ofereçam à população um sentimento de identidade e pertença”.

E que, ao mesmo tempo, ajudem “a reforçar a consciencialização acerca da riqueza ambiental presente no território de Odemira”.

Em “Histórias à Sombra do Montado”, este tipo de floresta é a 'protagonista' de todas as bandas desenhadas.

A edição inclui ainda um conjunto de boas práticas que podem ser implementadas para a conservação e regeneração do montado, fruto da parceria com o projeto LIFE Montado – Adapt, que tem como objetivo atenuar as consequências das alterações climáticas nas áreas de montado.

Tal como nas edições anteriores, em 2025, a publicação vai ser distribuída gratuitamente por todo o concelho de Odemira, estando também disponível em formato digital, através do ‘site’ oficial do projeto.

Criado pela Ronha – Associação Cultural, o projeto presta homenagem ao Montado de Sobro, um dos ecossistemas mais relevantes do Alentejo e de Portugal, e que representa cerca de 23% da área florestal nacional. Esta nova edição voltou a juntar quatro escritores e quatro artistas visuais, que criaram em conjunto quatro histórias originais inspiradas no montado alentejano do concelho de Odemira.

José Riço Direitinho, Isabel Moreira Marques, João Pedro Vala, Susana Moreira Marques e Isabel Minhós Martins escreveram os textos, que ganharam vida em banda desenhada pelas mãos de Miguel Rocha, Biakosta, Joana Estrela e André Pereira. Para além das narrativas, a publicação inclui também um conjunto de boas práticas para a conservação e regeneração do montado, desenvolvidas em parceria com o projeto LIFE Montado-Adapt, que tem como foco o combate às alterações climáticas nas áreas de montado.

“Histórias à Sombra do Montado” é uma iniciativa apoiada pelo programa Odemira Criativa, promovido pelo Município de Odemira, e será distribuída gratuitamente nas próximas semanas em diversos locais públicos e em todas as escolas do concelho de Odemira.

A edição estará também disponível em formato digital em www.historiasasombradomontado.pt



PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.