Voltar

Cultura

Morreu Fausto Bordalo Dias, aos 75 anos de idade, vítima de doença prolongada

Cultura

Morreu Fausto Bordalo Dias, aos 75 anos de idade, vítima de doença prolongada

Foto: Facebook Fausto Bordalo Dias

O cantor e compositor Fausto Bordalo Dias morreu hoje, 1 de julho, aos 75 anos, vítima de doença prolongada. A informação foi avançada pela RTP.

«Fausto Bordalo Dias nasceu em 1948, no Oceano Atlântico, a bordo do navio Pátria, enquanto ia a "Navegar, Navegar" entre Portugal e Angola. É na antiga província ultramarina que forma a sua primeira banda, Os Rebeldes», é recordado na data em que o cantor e compositor sucumbiu à doença.

Filho de pais beirões, de Trancoso, aos 20 anos instalou-se em Lisboa e licenciou-se em Ciências Políticas e Sociais. Foi em 1969 que venceu o Prémio Revelação da música portuguesa e, logo a seguir, lançou o primeiro álbum, autointitulado.

«"Por Este Rio Acima", o disco duplo de 1982, é um dos mais importantes de toda a música popular portuguesa, trabalho conceptual sobre a "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto, o primeiro de uma trilogia continuada em 1994 com "Crónicas da Terra Ardente" e em 2011 "Em Busca das Montanhas Azuis". O derradeiro trabalho foi número um do top nacional de vendas fazendo de Fausto um daqueles casos raros de consensualidade entre público e crítica», é lembrado, também, nesta data.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.