Voltar

Ambiente

Município de Beja promove trabalhos de arboricultura urbana em oito mil árvores

Ambiente

Município de Beja promove trabalhos de arboricultura urbana em oito mil árvores

Foto: Rádio Voz da Planície

No âmbito da Gestão e Manutenção do Património Arbóreo da Cidade de Beja, que contempla cerca de oito mil árvores em arruamentos e jardins, tem sido necessário recorrer a empresa especializada nesta área, para efetuar trabalhos de arboricultura, explica o comunicado da autarquia.

"As últimas intervenções de poda realizadas nalgumas artérias da cidade, tiveram como principal objetivo a supressão de ramos secos e/ou com problemas fitossanitários, bem como, em situações pontuais, a mitigação de risco associado a defeitos biomecânicos. Adicionalmente, e de forma igualmente pontual, foi efetuada a elevação das copas, em cumprimento da legislação aplicável e com o propósito de mitigar potenciais fraturas de ramos e acidentes com a circulação de viaturas.

Importa ainda referir que, no atual momento do ciclo vegetativo anual, os exemplares arbóreos encontram-se em plena atividade fisiológica, o que favorece uma resposta eficiente aos cortes efetuados. As intervenções em verde — tal como recomendado pela Norma Europeia de Poda — promovem uma compartimentação mais eficaz das feridas de poda, redução da exposição a esporos de fungos xilófagos, e estímulo da atividade fotossintética da copa remanescente, contribuindo para o equilíbrio entre a massa foliar removida e a estrutura funcional da árvore.

No que diz respeito à eventual interferência com a nidificação de aves, cumpre esclarecer que, previamente à realização das intervenções, foi efetuada uma verificação visual detalhada das copas, para garantir o cumprimento da legislação de proteção da avifauna. Nas intervenções efetuadas não foram detetados ninhos ativos em nidificação, não tendo sido necessário a suspensão dos trabalhos.

Reforçamos que todo o processo foi conduzido com o máximo cuidado técnico. Tivemos especial atenção em preservar as copas frondosas, assegurando que as árvores mantenham a sua beleza natural e continuem a oferecer sombra, bem-estar e qualidade de vida à população", lê-se no documento enviado à nossa redação.



PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.