O projeto, da autoria do arquiteto Pedro Campos Costa, representa um investimento de cerca de 900.000 euros, acrescido de IVA, e incluirá a requalificação total da rede de águas, no Jardim do Padrão e na Rua D. Afonso Henriques.
“Não são muitas as pessoas que tiram partido do Jardim do Padrão e o que nós queremos é criar condições para que o espaço seja mais frequentado e que as pessoas tirem mais partido de um espaço verde de excelência em Castro Verde”, disse o presidente da Câmara Municipal, António José Brito.
O autarca indicou tratar-se “de uma intervenção de renovação urbana de grande qualidade” e “um investimento com grande significado”, numa obra que incidirá sobre uma área central do tecido urbano da vila, “de elevada relevância pública, simbólica e patrimonial, com um forte carácter histórico na memória dos Castrenses”.
O novo projeto permitirá criar mais espaços verdes e zonas de estadia, áreas de sombreamento e bancos, que irão oferecer espaços de qualidade e fruição coletiva numa zona muito nobre de Castro Verde, na envolvente da Basílica Real e dos Paços do Concelho.
A empreitada já foi candidatada a fundos comunitários e o concurso público para a sua execução avançará nas próximas semanas. “O nosso objetivo é, tão rápido quanto possível, até meados deste ano, poder iniciar a obra de requalificação”, disse António José Brito, lembrando "o facto deste projeto ter sido precedido de um importante processo de participação pública, tendo, por essa via, sido alterado o primeiro projeto. Esta nova solução garantiu uma agradável concordância, que não significa unanimidade".
Contudo, globalmente, quem participou na apresentação pública mostrou satisfação com a versão final que vai ser adotada”, resumiu o Presidente da Câmara Municipal.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com