Voltar

Ambiente

Municípios contestam projeto solar flutuante do Alqueva

Ambiente

Municípios contestam projeto solar flutuante do Alqueva

Foto: Alqueva

Os municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel, Moura, Alandroal e Mourão reuniram, no dia 24 de novembro, com a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, para expressarem diretamente o seu desagrado e oposição ao projeto de instalação de um parque solar fotovoltaico flutuante na albufeira do Alqueva.

A reunião decorreu no Ministério do Ambiente e Energia, a pedido da ATLA – Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva, que representa os municípios portugueses e espanhóis abrangidos pelo regolfo da barragem.

Segundo os autarcas, o projeto pretende ocupar dezenas de hectares da albufeira e pode ter consequências negativas para o turismo. Francisco Grilo, vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, foi claro ao afirmar que “este projeto, se for implementado em cerca de 80 hectares próximo de Moura e de Portel, vai afastar os turistas que apreciam os desportos náuticos e que querem passear de barco no maior lago artificial da Europa, pois para além das zonas que vão ficar interditas à navegação, o impacto visual é terrível”.

O autarca acrescentou ainda que “a instalação deste megaprojeto vai comprometer a imagem distintiva do Lago Alqueva, que assenta na tranquilidade paisagística e na fruição plena da albufeira, porque estruturas flutuantes de grandes dimensões vão criar um cenário industrial que contraria a estratégia de promoção turística construída pelos municípios durante duas décadas”.

Francisco Grilo alertou igualmente para riscos económicos, defendendo que “o projeto solar fotovoltaico pode afastar futuros investimentos turísticos e coloca em risco investimentos públicos e privados realizados para qualificar a oferta turística no lago, pois diversos empresários do setor já manifestaram a sua preocupação com a possibilidade de perda de visitantes e cancelamento de atividades recreativas”.

A ATLA já solicitou uma nova reunião, desta vez com a Agência Portuguesa do Ambiente, que poderá ocorrer em breve, para que os municípios reforcem a sua oposição ao projeto.

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Bandidos do Cante e António Zambujo anunciam a "Primavera"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.