Voltar

Sociedade

Núcleo Museológico de Grândola conta história da senha do 25 de Abril. Inauguração é hoje

Sociedade

Núcleo Museológico de Grândola conta história da senha do 25 de Abril. Inauguração é hoje

Foto: Associação José Afonso

A Câmara Municipal de Grândola inaugura hoje, dia 20 de abril, a partir das 15h00, o novo núcleo museológico que conta a história do poema, da autoria de José Afonso, que se transformou em canção e, uma década depois, numa das senhas da Revolução. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Grândola, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Neste novo espaço é possível "recuar no tempo, sentar-se no escritório da Direção Geral da Segurança, pegar no telefone e ouvir o relatório redigido pelos agentes da PIDE que assistiram, no Coliseu de Lisboa, ao I Encontro da Canção Portuguesa, onde José Afonso cantou Grândola, Vila Morena, acompanhado por milhares de vozes", salienta o Município de Grândola em nota de imprensa. 

O novo Núcleo Museológico do Museu de Grândola percorre, com recurso a tecnologia interativa, a história de "Grândola, Vila Morena", desde o primeiro encontro entre José Afonso e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, em 1964, até aos dias de hoje.

Este novo equipamento é constituído por várias áreas de exposição, filmes e atividades interativas, um estúdio de gravação e um auditório.

"O novo espaço de história e cultura do município de Grândola apresenta ainda uma obra de arte original: Uma fotografia de Patrick Ulmann, que capta José Mário Branco, José Afonso e Francisco Fanhais no momento em que ensaiam os passos de Grândola, Vila Morena. Este registo fotográfico dá origem a um grande mural, da autoria de Mariana Santos, que aumenta à medida que se ouve o arrastar dos pés dos três cantores no saibro, tal como na canção", pode ler-se, ainda, no mesmo documento. 


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.