Voltar

Sociedade

No Nobre Freire em Beja os idosos “acataram bem as orientações”

Sociedade

No Nobre Freire em Beja os idosos “acataram bem as orientações”


A Fundação de Solidariedade Social – Lar e Centro de Dia Nobre Freire, em Beja, trata “uma população vulnerável e de risco” e por estes dias “mantém rotinas e contactos dos seus idosos com as famílias, no sentido de os tranquilizar”. Nesta instituição “os idosos acataram bem as orientações” e “suspenderam-se as visitas, assim como as saídas ao exterior”, assegura a diretora técnica.

Maria José Mestre, psicóloga e diretora técnica do Nobre Freire, começou a conversa com a Voz da Planície agradecendo “a disponibilidade de todos os funcionários da casa, o seu empenho e dedicação nesta altura em que estes princípios são fundamentais”. Depois explicou que “numa instituição com 60 utentes em lar e 73 em apoio domiciliário foi necessário tomar medidas de prevenção. As visitas ao lar estão suspensas, assim como as saídas ao exterior. No caso do apoio domiciliário o serviço é prestado com as devidas precauções. O serviço de Centro de Dia, que tinha 7 utentes, está suspenso e foi substituído pelo apoio domiciliário”.

“No caso do apoio domiciliário são tomadas as devidas precauções, cumprindo rigorosamente a etiqueta respiratória e lavagem das mãos”, assegura a diretora técnica Maria José Mestre, referindo que “aumentou o número de pedidos ao nível da alimentação e que há cuidados redobrados com os idosos que estão mais isolados, ou seja os que têm menos apoio familiar”.

“Com todas as medidas preventivas que foi necessário implementar há utentes do Nobre Freire que alteraram as suas rotinas, nomeadamente nos passeios diários e visitas a familiares e amigos. Neste contexto, e para tranquilizar as famílias, a instituição tem mantido o contacto destes idosos com os seus familiares através de telefone. Foram, igualmente, mantidas algumas rotinas, como a leitura do jornal e estão a ser feitas várias atividades de ocupação dos tempos livres. Os utentes desta instituição acataram bem todas as orientações que lhe foram dadas e cumprem”. As declarações são, ainda, da diretora técnica Maria José Mestre.

Instituições como o Nobre Freire “têm a tarefa fundamental de proteger a população mais vulnerável e de risco, que são os idosos”, e reforça “a importância de todos, especialmente os familiares, de estarem a colaborar na questão da suspensão de visitas e da confiança que depositam” nesta instituição.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.