Voltar

Educação

Novo ano letivo começa esta semana com regras novas devido à pandemia

Educação

Novo ano letivo começa esta semana com regras novas devido à pandemia

Começa esta semana um novo ano escolar e em contexto de pandemia há novas regras. Nesta segunda-feira explicamos como vão ser estes primeiros dias de aulas nos dois agrupamentos de escolas de Beja onde, no decorrer do ano letivo 2020/21, é obrigatório o uso de máscara, a partir dos 10 anos de idade, a desinfeção das mãos à entrada dos estabelecimentos e a leitura de temperatura sem registo.

Nos Sites na Internet dos dois agrupamentos de escolas de Beja já está disponível um conjunto de informações para pais, e alunos, com algumas das regras que são para cumprir neste ano letivo 2020/21.

No Agrupamento de Escolas Nº 1 de Beja, as apresentações começam a 16 e terminam a 17. Toda a oferta formativa tem receção prevista, mas “de forma a evitar aglomerações, cada turma é dividida em dois turnos e são realizadas para cada uma das turmas reuniões com o mesmo horário, mas em dias e horas distintas, no sentido de permitir a higienização dos espaços”.

Nestas reuniões “cada aluno só pode entrar acompanhado pelo encarregado de educação ou um adulto que o substitua e o uso de máscara é obrigatório”. Os horários das reuniões de apresentação estão disponíveis na página na Internet do Agrupamento de Escolas Nº 1 de Beja, espaço onde pode ser encontrado, também, um conjunto de informações para pais, e alunos, sobre a situação de pandemia e a forma como todos podem lidar com ela, entre eles um “Roteiro para orientar a resposta educativa à pandemia”, “Medidas de prevenção e controlo da pandemia em estabelecimentos de ensino” e “Controlo de transmissão em contexto escolar”.

No Agrupamento de Escolas Nº 2 de Beja, a afixação da relação de turmas é divulgada hoje e a receção aos alunos e encarregados de educação, de forma presencial, só contempla o pré-escolar, o 5º, o 1º e o 7º anos de escolaridade. Nestes casos, nas reuniões “é obrigatório o uso de máscara para os alunos e o adulto que os acompanhar”. Não há receção para alunos e encarregados de educação nos restantes anos de escolaridade.

O Agrupamento informa, igualmente, que “nas receções presenciais é entregue um Kit de Máscaras pelo diretor de turma/secretário no dia da reunião” e que “nos restantes anos, ou seja nos que não têm receções presenciais, os alunos para entrarem na sua escola terão de trazer máscara de casa, embora o Kit de Máscaras seja distribuído também, mas na primeira aula”.

O Agrupamento informa, ainda, que “perante esta nova situação que se está a viver, o serviço de psicologia está totalmente disponível para apoiar na gestão deste período atípico, que pode gerar ansiedade e pânico”. Neste contexto disponibiliza diversos correios eletrónicos, que podem ser consultados na página da Internet, ao pessoal docente, não docente, alunos e encarregados de educação.

Na passada sexta-feira, na Voz da Planície, já foi esclarecido como vaio decorrer o novo ano letivo, em termos de regras de prevenção e controlo da pandemia, em 8 municípios do Baixo Alentejo, que assinaram protocolo com a Algarve Biomedical Center. Ficaram de fora Aljustrel, Cuba, Ferreira, Serpa e Vidigueira e ao longo desta semana tentaremos perceber como tudo se vai passar nestes cinco municípios.


Foto: TVI24


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.