Voltar

Educação

Novo ano letivo começa esta semana com regras novas devido à pandemia

Educação

Novo ano letivo começa esta semana com regras novas devido à pandemia


Começa esta semana um novo ano escolar e em contexto de pandemia há novas regras. Nesta segunda-feira explicamos como vão ser estes primeiros dias de aulas nos dois agrupamentos de escolas de Beja onde, no decorrer do ano letivo 2020/21, é obrigatório o uso de máscara, a partir dos 10 anos de idade, a desinfeção das mãos à entrada dos estabelecimentos e a leitura de temperatura sem registo.

Nos Sites na Internet dos dois agrupamentos de escolas de Beja já está disponível um conjunto de informações para pais, e alunos, com algumas das regras que são para cumprir neste ano letivo 2020/21.

No Agrupamento de Escolas Nº 1 de Beja, as apresentações começam a 16 e terminam a 17. Toda a oferta formativa tem receção prevista, mas “de forma a evitar aglomerações, cada turma é dividida em dois turnos e são realizadas para cada uma das turmas reuniões com o mesmo horário, mas em dias e horas distintas, no sentido de permitir a higienização dos espaços”.

Nestas reuniões “cada aluno só pode entrar acompanhado pelo encarregado de educação ou um adulto que o substitua e o uso de máscara é obrigatório”. Os horários das reuniões de apresentação estão disponíveis na página na Internet do Agrupamento de Escolas Nº 1 de Beja, espaço onde pode ser encontrado, também, um conjunto de informações para pais, e alunos, sobre a situação de pandemia e a forma como todos podem lidar com ela, entre eles um “Roteiro para orientar a resposta educativa à pandemia”, “Medidas de prevenção e controlo da pandemia em estabelecimentos de ensino” e “Controlo de transmissão em contexto escolar”.

No Agrupamento de Escolas Nº 2 de Beja, a afixação da relação de turmas é divulgada hoje e a receção aos alunos e encarregados de educação, de forma presencial, só contempla o pré-escolar, o 5º, o 1º e o 7º anos de escolaridade. Nestes casos, nas reuniões “é obrigatório o uso de máscara para os alunos e o adulto que os acompanhar”. Não há receção para alunos e encarregados de educação nos restantes anos de escolaridade.

O Agrupamento informa, igualmente, que “nas receções presenciais é entregue um Kit de Máscaras pelo diretor de turma/secretário no dia da reunião” e que “nos restantes anos, ou seja nos que não têm receções presenciais, os alunos para entrarem na sua escola terão de trazer máscara de casa, embora o Kit de Máscaras seja distribuído também, mas na primeira aula”.

O Agrupamento informa, ainda, que “perante esta nova situação que se está a viver, o serviço de psicologia está totalmente disponível para apoiar na gestão deste período atípico, que pode gerar ansiedade e pânico”. Neste contexto disponibiliza diversos correios eletrónicos, que podem ser consultados na página da Internet, ao pessoal docente, não docente, alunos e encarregados de educação.

Na passada sexta-feira, na Voz da Planície, já foi esclarecido como vaio decorrer o novo ano letivo, em termos de regras de prevenção e controlo da pandemia, em 8 municípios do Baixo Alentejo, que assinaram protocolo com a Algarve Biomedical Center. Ficaram de fora Aljustrel, Cuba, Ferreira, Serpa e Vidigueira e ao longo desta semana tentaremos perceber como tudo se vai passar nestes cinco municípios.


Foto: TVI24


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.