Voltar

Cultura

O novo “CHARTER Alliance” pretende unir e profissionalizar o setor do património cultural europeu

Cultura

O novo “CHARTER Alliance” pretende unir e profissionalizar o setor do património cultural europeu


O “CHARTER – European Cultural Heritage Skills Alliance” reúne a experiência de algumas das organizações líderes no património cultural tendo em vista “garantir que este setor se torne duradouro”. Durante quatro anos, o projeto financiado pelo Erasmus+, “profissionalizará o setor e demonstrará, ainda mais, a contribuição do mesmo para uma sociedade e economia prósperas e sustentáveis”.

O projeto surge da “falta de reconhecimento verificada relativamente ao setor do património cultural” o que reflete numa “desvalorização do impacto económico gerado pelo setor e, consequentemente, a não concretização do potencial do mesmo no reforço da identidade cultural europeia da coesão social”.

A iniciativa “Cultural Heritage Actions to Refine Training, Education and Roles", que dá origem ao acrónimo CHARTER, irá juntar a “aquisição de conhecimento e competências no setor com conclusões e recomendações já existentes”, promovendo, deste modo, uma nova abordagem estratégica para a cooperação social.

O CHARTER permite assim, a “união de todo o setor do património cultural a nível europeu, tornando-o mais forte e resiliente”, reunindo 47 membros neste âmbito, e abrangendo cinco grandes domínios: salvaguarda e preservação, artesanato e conhecimentos tradicionais, divulgação e comunicação, conhecimento e planeamento e gestão.

A ADRAL surge como um dos membros, garantindo a sua operacionalização na região Alentejo, sendo que “a experiência combinada entre a mesma e os restantes atores garante uma abordagem holística baseada em evidências para os desafios e necessidades do setor do património cultural”.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.