Voltar

Saúde

“O pior que pode acontecer é adoecer ou ter acidentes em agosto”, diz Graça Freitas

Saúde

“O pior que pode acontecer é adoecer ou ter acidentes em agosto”, diz Graça Freitas

Para além de todos os “problemas crónicos” da saúde em Portugal, o verão agrava a situação. Há um plano de contingência a ser apresentado e negociações entre médicos e tutela. Este promete ser o tema “quente” desta estação.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, tem estado a apresentar o plano de contingência para o verão e afirmou, neste contexto, que o “pior que pode acontecer é adoecer ou ter acidentes em agosto”.

Riscos de altas temperaturas, elevadas concentrações de pessoas em determinadas zonas do País e comportamentos de risco, em relação à covid-19 são as preocupações deste plano. Estas são situações, igualmente, que aumentam os riscos de doença e de acidentes, com reflexos na procura das urgências hospitalares, disse.

Para dar resposta ao plano de contingência para o verão é preciso contar com a disponibilidade dos vários profissionais de saúde. A tutela abriu vagas e está a negociar com os médicos o pagamento do trabalho suplementar. As negociações não foram, contudo, bem-sucedidas. Em cima da mesa está a proposta do pagamento de 50 euros à hora, mas os sindicatos consideram que esta não é “uma solução suficiente”.

Com as questões da saúde na ordem do dia, a discussão no parlamento centrou atenções nesta matéria, com perguntas das diversas bancadas a que o primeiro-ministro teve de responder.

António Costa admitiu que "não basta reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS)" e que o "novo quadro demográfico exige uma reforma estrutural do setor".

Frisou que "quem quis acabar com o SNS foi o PSD" e que o governo “poderia ter ido mais depressa se não tivesse havido uma pandemia durante dois anos e nove meses de uma crise política absolutamente inútil".


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.