Voltar

Cultura

Obra de Eduardo Palaio vence 15.º Prémio de Conto Manuel da Fonseca

Cultura

Obra de Eduardo Palaio vence 15.º Prémio de Conto Manuel da Fonseca

Foto: CM Santiago do Cacém

A obra “Contos do senhor Tomás da Graça (dez contos e três intervalos)”, de Eduardo Palaio, venceu a 15.ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, instituído pela Câmara de Santiago do Cacém

A obra, assinada sob o pseudónimo Joachim Guerra, foi escolhida por unanimidade pelo júri, de entre os 17 manuscritos apresentados a concurso por autores de língua portuguesa, indicou o município, em comunicado.

A cerimónia pública de entrega do prémio ao vencedor está prevista para 19 de outubro na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal.

O primeiro prémio do concurso recebe um valor pecuniário de quatro mil euros e a obra será editada, em 2025, pela autarquia deste concelho.

Segundo o júri, trata-se de uma obra com uma “qualidade literária e abordagem temática que concilia o imagético e onírico, desafiando o leitor para um jogo literário e interpretativo na descoberta de quem é Joachim Guerra”.

Natural de Seixal, no distrito de Setúbal, Eduardo Palaio já tinha sido galardoado com o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, em 2010, lembrou a autarquia. O autor iniciou a sua atividade artística pelo desenho de humor, tendo publicado trabalhos, como colaborador, no Mundo Ri, sob a direção de José Vilhena.

“É autor do romance ‘Peregrinação de Artur Vilar’ (2003) e da coletânea de contos ‘Caixa Baixa’ (2011)”, indicou a câmara, referindo que o escritor venceu também o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, da Associação Portuguesa de Escritores, em 2011.

O Município de Santiago do Cacém revelou que, nesta 15.ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, foram também atribuídas, por unanimidade, duas Menções Honrosas.

Uma delas distinguiu o original “Contos psicoterapêuticos”, da autoria de Margarida Sofia Gerardo de Freitas de Azevedo, que concorreu sob o pseudónimo Valquíria, e a outra foi destinada à coletânea de contos “Brincadeiras de gente crescida”, da autoria de Luís António Couto Coelho, sob o pseudónimo Duílio Mendes.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.