Voltar

Sociedade

Orçamento Participativo de Odemira recebe candidaturas até dia 31 de maio

Sociedade

Orçamento Participativo de Odemira recebe candidaturas até dia 31 de maio

Foto: CM Odemira

Odemira dá início a um novo ciclo do Orçamento Participativo (OP 2025), reforçando o compromisso com a participação, o envolvimento da comunidade e a criação de respostas concretas para as necessidades locais. O Município "compromete-se a integrar as propostas vencedoras no Orçamento Municipal do ano seguinte e a garantir a sua execução. Para promover a coesão territorial, será assegurada a concretização de pelo menos um projeto numa freguesia com menos de 1.500 habitantes, entre as propostas mais votadas. O montante máximo por proposta é de 75 mil euros", avança a Câmara Municipal.

"Através da apresentação e votação de propostas, os munícipes têm a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do concelho, com um valor global de investimento de 300 mil euros.

A fase de apresentação de propostas decorre até 31 de maio, podendo ser efetuada online, através da página www.op.cm-odemira.pt, ou presencialmente durante os Encontros de Participação nas Freguesias. Nestes encontros, as propostas poderão ser discutidas, ajustadas ou admitidas novas sugestões. As propostas, de natureza material ou imaterial, devem enquadrar-se nas áreas de competência do Município e respeitar o limite orçamental definido. À semelhança das edições anteriores, a votação decorrerá no mês de setembro.

A participação é um dos pilares fundamentais do Programa de Governação do Município de Odemira para 2021-2025, sustentado pelo Ecossistema Participativo, que promove uma cidadania ativa e informada. O Orçamento Participativo fomenta uma cultura de envolvimento da comunidade na definição de projetos e políticas locais, contribuindo para os cinco pilares da Agenda 2030: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias, alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Desde a sua implementação em 2011, o OP de Odemira tem sido um exemplo de participação em Portugal, sendo o processo participativo mais antigo e ininterrupto do país. Agora, na sua 15ª edição consecutiva, continua a ser uma referência de proximidade, transparência e oportunidade para a construção de um território mais participativo e dinâmico", é explicado no documento enviado à nossa redação.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.