Voltar

Cultura

Celebrações de oito anos de cante património da humanidade em Ourique, Odemira e Castro

Cultura

Celebrações de oito anos de cante património da humanidade em Ourique, Odemira e Castro

Há oito anos o cante passou a ser património da humanidade. Nesta data, Ourique, Odemira e Castro Verde celebram a efeméride.

Ourique comemora com diversos vídeos protagonizados por crianças do concelho feitos no projeto educativo municipal com professor José Diogo Bento, nas Oficinas de Cante Alentejano, ajudando a preservar esta forma de cantar numa abordagem lúdica e pedagógica.

Em Odemira é inaugurado o Monumento ao Cante Alentejano, às 10h30, na Quinta da Estrela, numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do presidente da Câmara, Hélder Guerreiro.  Através deste monumento, da autoria do escultor Fernando Fonseca e cuja execução esteve a cargo da empresa Gate7, o Município presta homenagem ao cante alentejano e aos seus intérpretes, perpetuando a sua memória e incentivando as novas gerações a manterem viva esta prática expressiva tradicional.

A cerimónia de inauguração será vivida em ambiente de festa e contará com as participações dos Grupos Corais de Odemira, São Luís, Vila Nova de Milfontes, Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Os Ganhões de Castro Verde, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e o Grupo Coral Infantil de Odemira Cá se Canta.

Nesta data é inaugurada, também, a exposição de fotografia “Cante - Alma do Alentejo”, da autoria da fotojornalista Ana Baião, cedida pelo Museu do Cante Alentejano / Município de Serpa, patente ao público junto à Casa do Povo de Odemira.  

Este momento será aberto à comunidade e terminará com um almoço-convívio, no Jardim Ribeirinho do Mira, a partir das 12.30 horas.

Em Castro Verde, os grupos corais do concelho protagonizam um desfile e uma atuação que pretende celebrar o cante, expressão cultural do Alentejo, com o nome “Modas de Abril”, no Cineteatro Municipal, a partir das 16h00.

A iniciativa conta com a participação dos Ganhões de Castro Verde, Cardadores da Sete, Coral Misto da Sete e Ceifeiras de Entradas e é uma organização da Câmara Municipal de Castro Verde e da Comissão Municipal para as Comemorações do 50° Aniversário do 25 de Abril de 1974.



PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.