Voltar

Sociedade

Tradição de cozer pão regressa ao último forno comunitário de Beja

Sociedade

Tradição de cozer pão regressa ao último forno comunitário de Beja

Foto: Pixabay

Em pleno centro de Beja, perto do Castelo e da Igreja da Sé, encontra-se o forno comunitário da "Ti Bia Gadelha" onde, há pouco mais de sete meses, dois irmãos, o José e a Lurdes, com o apelido Silva, decidiram voltar a cozer pão. Meteram as mãos na massa e vão celebrar, em breve, um protocolo com a Associação de Defesa do Património de Beja para continuar este costume, que permanece, ainda, na lembrança de muitos. Na manhã informativa de hoje, dia 17 de janeiro, contam a sua história e os objetivos que os levaram a agarrar esta missão.

Neste forno comunitário, que esteve muitos anos esquecido e que conheceu nova vida quando um conjunto de entidades, entre elas a União das Freguesias de Beja de Santiago Maior e São João Baptista, num processo liderado, em 2017, pela Associação de Defesa do Património de Beja, decidiu recuperá-lo, mas num curto espaço de tempo, volta-se agora a ver o fumo sair da chaminé que anuncia pão quente.

Em tempos que já lá vão, as pessoas de Beja amassavam o pão em casa e levavam para a "Tia Bia Gadelha" cozer e ela recebia como pagamento géneros. Agora, o lume de lenha foi reativado e dois irmãos, da Salvada, avançaram com um projeto, que ainda falta firmar com a Associação de Defesa do Património de Beja, para voltar a ganhar vida a massa que alimenta, de forma ancestral, as gentes do Alentejo.

O José Silva, técnico superior de Turismo na Câmara de Moura, e Lurdes Silva, doméstica, são os responsáveis por trazer de volta a Beja esta tradição comunitária. Uma vez por mês, os dois irmãos cozem 50 pães. A última cozedura aconteceu no passado dia 21 de dezembro e a próxima é no dia 25 deste mês e no entretanto partilham os seus projetos na Voz da Planície.



PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.