Voltar

Sociedade

Parque Mineiro de Aljustrel com 11 mil visitas no 1.º ano de atividade

Sociedade

Parque Mineiro de Aljustrel com 11 mil visitas no 1.º ano de atividade

Foto: CM Aljustrel

No primeiro ano de funcionamento o Parque Mineiro de Aljustrel (PMA) registou 11 mil visitantes. De acordo com a Câmara Municipal, aquela infraestrutura turística pretende "homenagear aqueles que, ao longo de séculos, têm trabalhado nas minas locais."

Os dados recolhidos pelos serviços do parque revelam que a parte favorita da visita da maioria dos turistas foi a passagem pela antiga galeria mineira do Piso 30, requalificada para o efeito, tendo a totalidade dos visitantes “entendido o trabalho árduo dos mineiros”, acrescentou.

O investimento, financiado por fundos comunitários, incluiu a requalificação de bairros mineiros, a construção de ciclovias, e a colocação de passadiços na zona do ‘Chapéu de Ferro’, assim como a criação do Centro de Receção e Interpretação.

Trata-se de um projeto de “referência em termos de requalificação de antigas áreas mineiras em Portugal” e que “permitiu dar uma nova vida a sítios contaminadas ambientalmente, fazendo deles instrumento de desenvolvimento económico, social e territorial”, destacou.

A par disso, acrescentou Marcos Aguiar, o PMA tem ajudado “a estimular a hotelaria, a restauração e a produção artesanal local, sendo já um ativo económico e social muito importante em Aljustrel”.

Visitas de turmas do ensino básico, tertúlias com antigos e atuais mineiros ou um ‘peddy paper’ são algumas das atividades previstas para o primeiro trimestre do ano.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.