"Se a cidade de Beja se reconhece pela importância da arqueologia do período romano, ou por importantes monumentos medievais ou renascentistas, muito pouca importância é dada à história da sua pintura. E, no entanto, desde o início do século XVI a cidade manteve um conjunto de artistas em atividade praticamente constante até ao final do século XVIII. Entre os primeiros nomes conhecidos esteve Francisco das Aves (1521) ou João Rodo (1534), mas é nos finais do século XVI e no século XVII, como aconteceu em muitos outros centros urbanos provinciais por todo o país, que se mantêm em permanência um razoável grupo de artistas que alimentavam uma clientela de irmandades locais e trabalhavam para todo o termo da cidade. Conhecem-se cerca de uma vintena de nomes de pintores locais entre os séculos XVI e XVIII".
"A presença destes artistas não impediu o recurso a encomendas a pintores de fora, quer de Évora, que nos séculos XVI e XVII foi um importante centro de pintura, quer aos melhores pintores da corte. De Évora sabe-se que António Nogueira fez em 1564 o retábulo da Misericórdia (hoje no Museu), Francisco João deixou uma bela tábua da Deposição na Igreja de Santa Maria (c. 1570) e Francisco Nunes Varela pintou uma série de Telas para a Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz. Entre os melhores pintores da corte que trabalharam para Beja, contam-se André Reinoso (quadros na Sé), Bento Coelho (na capela do Hospital Velho), António de Oliveira Bernardes (na igreja dos Prazeres) ou Pedro Alexandrino de Carvalho (Igreja de Santa Maria)".
"O pintor António de Oliveira Bernardes (1660-1732) merece particular destaque, por ser oriundo de uma família de pintores de Beja e se ter tornado um dos maiores artistas barrocos portugueses, não apenas na pintura de cavalete, mas na azulejaria, onde iniciou a grande oficina continuada pelo seu filho Policarpo. Também se formou em Beja o pintor da Vidigueira Domingos Nunes, um dos bolseiros em Roma de D. João V, mas que teve curta carreira por ainda novo ter perdido a vista. Numa visita pelas igrejas da cidade, falaremos sobre estes artistas e as suas obras".
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com