De acordo com a notícia avançada pela Rádio Campanário (Reguengos), a petição foi assinada por personalidades como Bernardo Ivo Cruz, (Professor Convidado da Universidade de Évora), Maria Luísa Almeida Baptista Patoilo Teles, arquitecta, Ana Costa Freitas, Professora Catedrática Emérita Universidade de Évora e antiga Reitora Universidade, Ana Cristina Cachola, curadora e investigadora, Pedro Beirão, ator, Associação Era Uma Voz, Carmen Geraldo Carvalheira, Vereadora da Câmara Municipal de Évora, José Domingos Ramalho, Administrador da Rádio Campanário, entre outros.
No texto os signatários sublinham que "Ana Paula Amendoeira desempenhou funções de elevada responsabilidade primeiro como Diretora Regional de Cultura e, mais recentemente, como Vice-Presidente da CCDR Alentejo com tutela da Cultura. Segundo a petição, a sua atuação caracterizou-se por uma política de proximidade real, que valorizou o conhecimento direto das comunidades e a atenção às especificidades locais e desigualdades internas da região".
A iniciativa destaca ainda que Ana Paula Amendoeira contribuiu para criar uma relação de confiança entre instituições públicas e a comunidade cultural, fundamentada na idoneidade, rigor técnico e equidade territorial. A petição argumenta que este capital humano e institucional é particularmente relevante num momento em que o Alentejo enfrenta desafios de dimensão internacional, como a preparação de Évora 2027 – Capital Europeia da Cultura.
“Preservar quem conhece profundamente o território, o seu património e os seus processos é também preservar a dignidade das instituições públicas e o respeito por quem nelas trabalha e com elas colabora”, lê-se no documento.
Os promotores da petição apelam ao Governo para que assegure a continuidade de Ana Paula Amendoeira, reforçando que tal decisão é essencial para a qualidade e consistência da política cultural no Alentejo.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com