Voltar

Sociedade

"Baixas prestações sociais são uma das causas estruturais da pobreza em Portugal"

Sociedade

"Baixas prestações sociais são uma das causas estruturais da pobreza em Portugal"

Foto: Pexels

A EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza lança um novo relatório onde destaca a proteção social como instrumento de inclusão social e considera que "ferramentas como o Rendimento Social de Inserção (RSI)" não são "suficientes para fazer face às despesas".

Na documentação enviada à redação da Voz da Planície, a EAPN Portugal recorda que “a própria Comissão Europeia tem vindo a apontar a pouca eficácia das transferências sociais na redução da pobreza e indica o RSI como uma das medidas a ser melhorada”.

Perante os dados agora revelados, a EAPN Portugal sublinha que "não existir o RSI seria fragilizar ainda mais a vida de quem está numa situação de grande vulnerabilidade”, acrescenta. E recomenda que “agilizar a renovação, reduzir o tempo de espera para receber a prestação, são aspetos que contribuem para melhorar a cobertura da medida”.

Rede Europeia apela, também, "à mudança no panorama das prestações sociais” e refere a necessidade de se “assumir a pobreza e o combate à pobreza como um desígnio nacional”.

Os documentos da EAPN Portugal sugere que a “melhoria dos sistemas de proteção social e dos esquemas de rendimento mínimo devem ser uma das prioridades da Estratégia Europeia” e avança com a proposta de que seja criado “um fórum nacional composto por pessoas em situação de pobreza” para monitorizar e avaliar as medidas.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.