Voltar

Sociedade

População estrangeira no distrito continua a aumentar, com incidência em Odemira

Sociedade

População estrangeira no distrito continua a aumentar, com incidência em Odemira

Os relatórios do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), do Observatório das Migrações e da Pordata, referentes a 2021, dizem que a população estrangeira residente no distrito de Beja continua a aumentar, com destaque para Odemira.

“Em 2021, a população estrangeira residente tinha 15 mil e 953 cidadãos, mais 13,2 por cento do que em 2020. Beja é o segundo distrito a nível nacional, a seguir a Viana do Castelo, a registar a maior subida em 2021. Ainda assim, o aumento foi menor do que o observado entre 2019 e 2020 (+15,8 por cento).

Évora e Portalegre registam, igualmente, um acréscimo de população estrangeira em 2021, contudo, à semelhança de anos anteriores, muito inferior ao do distrito de Beja”, revela o “Diário do Alentejo”.

O Relatório Estatístico Anual – Indicadores de Integração de Imigrantes 2022, do Observatório das Migrações, refere, por sua vez, que, “embora, em 2020 e 2021, os municípios do Algarve se continuem a destacar na hierarquia de municípios onde os estrangeiros assumem maior impacto no total de residentes, o Município alentejano de Odemira tem ganho importância de forma muito rápida”.

Odemira ocupa, assim, em 2021, o terceiro lugar na tabela dos 50 municípios em que a população estrangeira assume maior importância face ao total da população, com 10 mil e 927 estrangeiros residentes. Da mesma tabela constam os municípios alentejanos de Cuba, em 26.ª posição, com 451 cidadãos de nacionalidade estrangeira (10,3 por cento do total da população), Ferreira do Alentejo, em 28.º, com 692 (nove por cento dos residentes), Ourique, em 37.º, com 383 (oito por cento) e Sines, em 44.º, com 14 mil e 304 (7,6 por cento).

Já o mais recente relatório da Pordata, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, divulgado em dezembro de 2022, por ocasião do Dia Internacional dos Migrantes, coloca o concelho de Odemira, com oito mil e 319 cidadãos estrangeiros, “como o que que apresenta a maior percentagem de estrangeiros (28,2 por cento)” no total da sua população residente.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.