Voltar

Ambiente

População de Lince-Ibérico estabilizada em Portugal e Espanha

Ambiente

População de Lince-Ibérico estabilizada em Portugal e Espanha

Os censos realizados sobre a população de Lince-Ibérico, em Portugal e Espanha, dizem que a mesma estabilizou em mais de 1.000 exemplares.

Os censos foram realizados pelo Centro de Lince-Ibérico - Portugal/Espanha e revelam que em 2021 foram recenseados 1.365 exemplares em toda a Península Ibérica, distribuídos pelos dois países. 1.156 indivíduos, 84,7%, no caso de Espanha. Portugal tem 209 indivíduos, 15,3%.

A Andaluzia tem 519 indivíduos, 38,0% do número total de linces, Castilla-La Mancha 473, 34,7%, e a Extremadura 164; 12,0%. Estas são as comunidades autónomas com uma presença estável da espécie é ainda sublinhado no documento enviado à nossa redação.

Recorde-se que “o declínio das populações de lince-ibérico em liberdade foi uma constante desde os anos 50 até, pelo menos 2004, em toda a sua área de distribuição.

A perseguição humana e a escassez de coelho-bravo foram as principais causas do declínio desta população, levando a espécie ao próprio limiar da extinção. Por esta razão, desde o início do século XXI, foram lançadas diversas iniciativas de conservação, incluindo vários projetos LIFE, desde 2002 e até aos dias de hoje, e o desenvolvimento da reprodução em cativeiro, no âmbito do programa de conservação ex situ.

Graças a este grande esforço de conservação, a população de Lince-Ibérico tem continuado a crescer numericamente e em relação à sua área de presença nos últimos anos”, de acordo com o Centro responsável por este levantamento.



PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.