Voltar

PR esteve em Alcácer do Sal e sugeriu criação de fundo para calamidades

PR esteve em Alcácer do Sal e sugeriu criação de fundo para calamidades

Foto: CM Alcácer do Sal

O Presidente da República (PR) esteve ontem em Alcácer do Sal para acompanhar a situação das inundações registadas nas últimas semanas. Marcelo Rebelo de Sousa percorreu a zona riberinha, acompanhado por Clarisse Campos, presidente da Câmara Municipal. Durante o dia, o presidente da Associação Portuguesa de Seguradores, falou com o PR sobre a situação preocupante da falta de peritos para dar apoio a todas as participações, que rondam as 100 mil. Até ontem, apenas 12 mil tiveram seguimento e a maioria são incidências em habitações.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que deve ser debatida, futuramente, a possibilidade de criação deste fundo de calamidade, para se estabelecerem as suas aplicações e o seu valor.

O chefe de Estado salientou que a situação dos que não têm seguro é preocupante e referiu que "num problema imediato é como dar a esses estabelecimentos condições de desafogo financeiro para poderem voltar a trabalhar".

O PR questionou até onde poderá intervir o Estado, sabendo que Portugal não dispõe de um fundo para calamidades. Como exemplo citou os casos de Espanha e França onde existem estes mecanismos, mas servem "para fazer face a situações de maior envergadura", "que exigem um investimento extraordinário que os orçamentos do Estado não podem cobrir".


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.