Voltar

Cultura

Prémio Joaquim Mestre 2024: "Inventor de esquecimentos", de António Canteiro, é o livro vencedor

Cultura

Prémio Joaquim Mestre 2024: "Inventor de esquecimentos", de António Canteiro, é o livro vencedor

Foto: ASSESTA

João Carlos Costa da Cruz, que assina as suas obras com o pseudónimo António Canteiro, venceu a 4.ª edição do Prémio Literário Joaquim Mestre 2024, com o romance "Inventor de esquecimentos".

Do júri do Prémio Literário Joaquim Mestre fizeram parte Ana Elias de Freitas, António Saez Delgado e Sara Rodi. A escolha dos jurados foi decidida por unanimidade.

De acordo com a apreciação do júri, a obra vencedora é "um texto muito consistente do ponto de vista do estilo e do desenrolar da narrativa. Tendo como tema central a memória - o que recordamos, como recordamos e porquê -, foge ao cliché do Alentejo romântico, explorando com mestria uma visão singular da identidade humana". Os jurados consideraram que "o título acompanha a qualidade do texto: é forte, sugestivo e adequado à trama explorada".

A cerimónia de entrega do prémio a João Carlos Costa da Cruz e de lançamento da obra vencedora vai decorrer na Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago, em outubro deste ano, indicou a ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo, em comunicado.

Com periodicidade bienal, o galardão foi instituído, em 2017, pela ASSESTA, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, mas, com a extinção deste organismo (em dezembro passado), o novo parceiro passa a ser a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.