O território onde se produz vinho há mais de dois mil anos, com destaque para o de talha, o Baixo Alentejo, ostenta, em 2026, o título de Cidade Europeia do Vinho, venceu esta organização numa candidatura apresentada pelos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), que abrange 13 dos 14 concelhos do distrito de Beja, nomeadamente Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira, deixando somente o de Odemira de fora.
Neste âmbito, a organização da Ovibeja, a ACOS, decidiu trazer para o certame, em 2026, as várias iniciativas previstas neste âmbito, entre elas, um concurso de vinhos e outras atividades como o debate sobre o "estado da arte" deste setor, de grande importância para o território, na produção, exportação e divulgação do saber fazer dentro e fora das fronteiras do País. A revelação é feita pelo presidente da ACOS no programa que vai para o ar nesta quarta-feira, dia 3, na Voz da Planície.
No primeiro programa da responsabilidade da ACOS, em parceria com a Voz da Planície, Rui Garrido recorda, ainda, a história da associação, com sede em Beja, o número de associados que já tem, bem como os serviços que presta na comunidade.
Ouça a partir desta quarta-feira em www.vozdaplanicie.pt o programa + Agricultura + Futuro, sempre à quarta-feira, depois das 09h30. Pode ouvir, igualmente, fora do horário indicado, nas redes sociais da nossa rádio e da ACOS.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com