Voltar

Cultura

Programa “Garantir Cultura” apoia 11 projetos no distrito de Beja

Cultura

Programa “Garantir Cultura” apoia 11 projetos no distrito de Beja

A iniciativa é do Ministério da Cultura e distribuiu mais de 21 milhões de euros por 1095 projetos de todo o País. Onze são do distrito e cinco do concelho de Beja.

A informação é avançada pelo “Diário do Alentejo” e revela que, no distrito de Beja, são apoiados projetos nas áreas da música, teatro, performances e dança, com mais de 235 mil euros.

Do concelho de Beja foram contemplados vários projetos. "A Lendias d’Encantar, de Beja, recebe 39 mil e 500 euros para realizar dois ciclos de residências artísticas nos concelhos de Mértola, Cuba, Almodôvar e Alvito.

Gisela Cañamero apresentou o «Atlas das Insignificâncias», que já foi a cena sobre o universo poético de Manoel de Barros, escritor de língua portuguesa e recebeu sete mil e 200 euros.

A Companhia Alentejana de Dança Contemporânea (Cadac) com a proposta artística intitulada «Fugas», que trata temas da atualidade, entre eles os migrantes, também vai receber um apoio no valor de 34 mil e 450 euros.

Jorge Benvinda e o grupo O CANTE CONVIDA Francisco Capito Borges foi o único a ver aprovado um projeto na área do cante, com 10 mil euros e vai valorizar este património imaterial no concelho de Vidigueira, com apresentação em formato digital de espetáculos com quatro grupos do concelho. 

Os Virgem Suta apresentaram, ainda, «Caminho das Canções» e levam 20 mil euros. Consiste este trabalho num roteiro que passa por 13 concelhos do distrito, complementado com vídeos que promovem a singularidade cultural e patrimonial de cada um deles.

A Baal17 é outra das companhias de teatro do distrito, com sede em Serpa, contemplada, no projeto «Cuida-te+», para discutir e aprofundar assuntos como a sexualidade, a depressão ou a relação com o próprio corpo, com jovens de Norte a Sul do País. O apoio é superior a 23 mil euros.

A Associação Terra Batida, concelho de Odemira, e o projeto «O Som das Emoções» convida crianças e famílias a mergulhar no mundo das emoções e das sensações quotidianas, propondo fusão da expressão musical, teatral, corporal e plástica em três vertentes: oficinas criativas, um espetáculo multidisciplinar e um objeto audiolivro. Recebe 39 mil e 500 euros.

Duas filarmónicas do distrito de Beja também viram aprovadas as suas candidaturas: a Sociedade Filarmónica União Mourense «Os Amarelos» e a Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense, respetivamente, com mais de 23 mil euros.

Ainda na área da música Nuno Salvado apresentou o projeto «Lixo ou Luxo?» que foi apoiado com nove mil e 740 euros. Fazer instrumentos à difusão da paisagem musical, pronta a enriquecer qualquer praça, escola ou instituição é a proposta.

Sara Vaz Rodrigues vai receber 20 mil euros pela «Conferência Inevitável - On est ici, on est ici, pas partout!». Um exercício de ficção sobre educação, produção de conhecimento pela arte e o ócio como lugar da invenção, através da construção de um espetáculo/conferência em formato simultaneamente presencial e virtual".



PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.