Voltar

Cultura

Programa “Garantir Cultura” apoia 11 projetos no distrito de Beja

Cultura

Programa “Garantir Cultura” apoia 11 projetos no distrito de Beja

A iniciativa é do Ministério da Cultura e distribuiu mais de 21 milhões de euros por 1095 projetos de todo o País. Onze são do distrito e cinco do concelho de Beja.

A informação é avançada pelo “Diário do Alentejo” e revela que, no distrito de Beja, são apoiados projetos nas áreas da música, teatro, performances e dança, com mais de 235 mil euros.

Do concelho de Beja foram contemplados vários projetos. "A Lendias d’Encantar, de Beja, recebe 39 mil e 500 euros para realizar dois ciclos de residências artísticas nos concelhos de Mértola, Cuba, Almodôvar e Alvito.

Gisela Cañamero apresentou o «Atlas das Insignificâncias», que já foi a cena sobre o universo poético de Manoel de Barros, escritor de língua portuguesa e recebeu sete mil e 200 euros.

A Companhia Alentejana de Dança Contemporânea (Cadac) com a proposta artística intitulada «Fugas», que trata temas da atualidade, entre eles os migrantes, também vai receber um apoio no valor de 34 mil e 450 euros.

Jorge Benvinda e o grupo O CANTE CONVIDA Francisco Capito Borges foi o único a ver aprovado um projeto na área do cante, com 10 mil euros e vai valorizar este património imaterial no concelho de Vidigueira, com apresentação em formato digital de espetáculos com quatro grupos do concelho. 

Os Virgem Suta apresentaram, ainda, «Caminho das Canções» e levam 20 mil euros. Consiste este trabalho num roteiro que passa por 13 concelhos do distrito, complementado com vídeos que promovem a singularidade cultural e patrimonial de cada um deles.

A Baal17 é outra das companhias de teatro do distrito, com sede em Serpa, contemplada, no projeto «Cuida-te+», para discutir e aprofundar assuntos como a sexualidade, a depressão ou a relação com o próprio corpo, com jovens de Norte a Sul do País. O apoio é superior a 23 mil euros.

A Associação Terra Batida, concelho de Odemira, e o projeto «O Som das Emoções» convida crianças e famílias a mergulhar no mundo das emoções e das sensações quotidianas, propondo fusão da expressão musical, teatral, corporal e plástica em três vertentes: oficinas criativas, um espetáculo multidisciplinar e um objeto audiolivro. Recebe 39 mil e 500 euros.

Duas filarmónicas do distrito de Beja também viram aprovadas as suas candidaturas: a Sociedade Filarmónica União Mourense «Os Amarelos» e a Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense, respetivamente, com mais de 23 mil euros.

Ainda na área da música Nuno Salvado apresentou o projeto «Lixo ou Luxo?» que foi apoiado com nove mil e 740 euros. Fazer instrumentos à difusão da paisagem musical, pronta a enriquecer qualquer praça, escola ou instituição é a proposta.

Sara Vaz Rodrigues vai receber 20 mil euros pela «Conferência Inevitável - On est ici, on est ici, pas partout!». Um exercício de ficção sobre educação, produção de conhecimento pela arte e o ócio como lugar da invenção, através da construção de um espetáculo/conferência em formato simultaneamente presencial e virtual".



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.