Voltar

Ambiente

Projeto europeu recupera terrenos contaminados através de plantas

Ambiente

Projeto europeu recupera terrenos contaminados através de plantas

Foto: Freepik

O projeto europeu IASIS, que vai ser desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCT), pretende "recuperar terrenos danificados ou contaminados através de plantas ou micro-organismos que removem contaminantes é o objetivo de um projeto europeu que vai ser desenvolvido no litoral alentejano", com um financiamento no valor de cinco milhões de euros por parte da União Europeia (UE).

Pretende-se nesse período, segundo um comunicado da faculdade, recuperar terrenos contaminados por metais pesados, pesticidas, ou com elevados níveis de salinidade, que levam à degradação dos solos e a uma menor produtividade agrícola. O objetivo é aumentar assim a área agrícola europeia e ao mesmo tempo produzir biomassa.

O projeto envolve 18 parceiros de sete países e vai recorrer a um processo chamado “phytomanagement”, que consiste na “aplicação de plantas e microrganismos capazes de tolerar e remover contaminantes do solo, ao mesmo tempo que regeneram as suas propriedades”.

A solução será testada em locais-piloto dos vários países, sendo em Portugal aplicado em zonas do litoral alentejano, segundo fonte ligada à iniciativa.

Nesses locais serão plantadas espécies selecionadas pela sua capacidade de resistir à salinidade ou a alguns poluentes, com o apoio de microrganismos que aumentam a capacidade de absorção de nutrientes pelas plantas e ajudam a estabilizar o solo.



PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.