Voltar

Sociedade

Projeto Há-D’Escampar e programa “Avós com Voz” hoje na Gulbenkian

Sociedade

Projeto Há-D’Escampar e programa “Avós com Voz” hoje na Gulbenkian

Nesta quinta-feira é feito, em Lisboa, o balanço do projeto Gulbenkian Cuida. Nesta iniciativa apresentam impactos e aprendizagens cinco projetos financiados por esta medida. De Beja estão dois projetos, o Há-D’Escampar do qual resultou o programa de rádio “Avós com Voz” e outro da Cáritas Diocesana de Beja.

O Centro Social Nossa Senhora da Graça está hoje na Fundação Calouste Gulbenkian para dar a conhecer os resultados do projeto Há-D'Escampar - Tudo Há-de Ficar Bem financiado pela iniciativa Gulbenkian Cuida. Um projeto que conta com a parceria do Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e da Rádio Voz da Planície.

Foi do projeto Há-D’Escampar que surgiu o programa de rádio “Avós com Voz”, a “principal cara do Gulbenkian Cuida”. Um programa de grande impacto local e nacional e que hoje vai ser falado nesta iniciativa, tal como explica João Cascalheira, presidente da Direção do Centro Social Nossa Senhora da Graça de Baleizão.

O projeto que deu origem ao “Avós com Voz” e o programa mereceram as atenções por diversas vezes dos órgãos de comunicação social locais e nacionais. Foram feitas duas reportagens para a televisão e artigos em jornais como o “Público” e o “Diário do Alentejo”.

Em 2020, o projeto “Há D'Escampar”, do Centro Social Nossa Senhora da Graça de Baleizão, estava "entre os doze mais inovadores" apoiados pela Gulbenkian. A estratégia de apostar num programa de rádio, o “Avós com Voz”, para quebrar o isolamento nos mais velhos é uma “ideia” que “já está a fazer escola”, disse naquela altura António Fonseca, professor da Universidade Católica.

Hoje, na mesa redonda de apresentação de resultados do projeto Gulbenkian Cuida para além do projeto Há-D’Escampar vai estar também o que a Cáritas Diocesana de Beja financiou nesta mesma medida. Recorde-se que foram apresentadas mais de mil propostas, em 2020. Destas foram aprovadas 69. Em 2021 prosseguiram apenas 30 e hoje são cinco, os distinguidos pela Gulbenkian, para falar de impactos e aprendizagens. As declarações são também de João Cascalheira.

A iniciativa Gulbenkian Cuida, promovida no início da pandemia, revela agora os impactos dos projetos que contribuíram para minimizar a solidão e o isolamento das pessoas idosas consideradas mais vulneráveis, e para a preservação das suas capacidades.

Os resultados alcançados demonstram o impacto positivo destes apoios que, apesar de concedidos num contexto de emergência, têm efeitos permanentes no reforço dos cuidados prestados e bem-estar das pessoas idosas.

A apresentação do balanço começa às 14h30 e termina às 17h00, no edifício sede da Gulbenkian, em Lisboa. As entradas são livres. A realização é transmitida em direto.

Estarão expostos alguns dos materiais realizados no âmbito das atividades dos projetos e na sua divulgação.

 

Programa do balanço do projeto Gulbenkian Cuida:

14:30   A Fundação no combate à pandemia e no apoio à Sociedade Civil

O Fundo de Emergência e a iniciativa Gulbenkian Cuida

Isabel Mota, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian*

14:45   Viver mais tempo, envelhecer melhor: um desafio para todos nós

Desigualdades no envelhecimento, organização de serviços e políticas públicas

Ana Fernandes, Investigadora CICS.Nova, Profª Jubilada Universidade de Lisboa

15:15   Intervalo**

15:30   Balanço da iniciativa Gulbenkian Cuida

Mesa Redonda

João Cascalheira (Centro Social Nossa Sra. da Graça, Baleizão/Beja)
Alexandra Luís (Associação Mulheres sem Fronteiras, Lisboa)
Márcio Guerra (Cáritas Diocesana de Beja)
Júlio Pereira (Santa Casa da Misericórdia de S. Brás de Alportel, Faro)
Andreia Dias (Santa Casa da Misericórdia da Redinha (Leiria)

Moderação: António Fonseca

16:45   Brochura Gulbenkian Cuida

Anabela Salgueiro

17:00   Encerramento

Luís Jerónimo

* a confirmar

** no Intervalo e/ou pelas 17:00 poderá ser visitada a exposição de materiais e produtos dos projetos Gulbenkian Cuida


Imagem: de uma das reportagens feitas pela RTP sobre o projeto e programa.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.