Voltar

Sociedade

Projeto-piloto no Alentejo quer recuperar tradições para criar empregos

Sociedade

Projeto-piloto no Alentejo quer recuperar tradições para criar empregos

Saberes ancestrais e tradicionais do Alentejo estão a ser recuperados e transmitidos, juntamente com práticas sustentáveis, às novas gerações e à população em risco de exclusão social com vista à criação de emprego, devido a um novo projeto.

Trata-se do projeto-piloto “Escola de anciãos”, que arrancou em Portel, promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e pelo Círculo Primaveril - Associação para a Promoção da Economia Circular e da Ecoinovação.

“Os mais velhos são convidados a partilhar o seu saber com as gerações mais novas para que estas, dotadas desse conhecimento, o possam desenvolver, adaptar à realidade e criar o seu próprio emprego”, explica a ADRAL, num comunicado enviado à agência Lusa.

Para os promotores, o projeto, que inclui visitas, formações, eventos e oficinas práticas, entre outras iniciativas, é “uma ação inovadora” no Alentejo, pois alia o envelhecimento ativo com a sustentabilidade e a circularidade da economia.

A “Escola de anciãos” iniciou-se com a realização de uma oficina prática em Artes e Ofícios e já passou, também, pelo concelho de Cuba, na passada quarta-feira, 26.

Também já está agendada uma ação de sensibilização sobre práticas agrícolas sustentáveis para o dia 08 de setembro, na Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo.

“Valorizar a sabedoria dos anciãos e recuperar cultura, saberes e tradições do Alentejo em prol da sustentabilidade é o mote do projeto, que vai permitir a criação de novas ideias de negócios”, adianta a ADRAL.

Os interessados em participar como empreendedor ou em ser mentor podem obter mais informações na página de Internet do projeto, em escoladeanciaos.pt.

A iniciativa, que conta com o apoio de várias entidades, é cofinanciada pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do aviso “Projetos inovadores/experimentais na área social (DLBC)”.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.