Voltar

Ambiente

Proteção Civil alerta para risco elevado de incêndio devido ao calor

Ambiente

Proteção Civil alerta para risco elevado de incêndio devido ao calor


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o elevado risco de incêndios em todo o território continental devido ao aumento das temperaturas e à diminuição da humidade atmosférica.

Com base em informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANEPC afirma, em comunicado, que está previsto "para os próximos dias a continuação de tempo quente e seco, destacando-se valores da temperatura máxima na ordem dos 40 graus, no interior da região Sul e na parte interior do Vale do Tejo, sendo no restante território acima dos 30 graus.

Paralelamente, está prevista uma "diminuição gradual da humidade relativa durante as tardes, em especial nas regiões Centro e Sul, com fraca recuperação noturna".

A ANEPC alerta que estes fatores climáticos associados promovem o agravamento do risco de incêndio na sexta-feira em grau muito elevado e máximo no Algarve.

Com base nestas previsões, a ANEPC alerta para o aumento do número de ocorrências de incêndios rurais e da dificuldade das ações de supressão, especialmente no Sul e no interior Centro e Norte.

Como medidas preventivas, a ANEPC recorda que, de acordo com a lei é proibido fazer queimada extensiva ou de aglomerado sem autorização das autarquias locais.

Nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo é também proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, bem como fumigar ou desinfestar em apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, corta-matos e destroçadores.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.