Voltar

Ambiente

Quantidade de água desceu em setembro em todas as bacias hidrográficas

Ambiente

Quantidade de água desceu em setembro em todas as bacias hidrográficas

Foto: Pexels

A quantidade de água armazenada desceu em setembro em todas as bacias hidrográficas, no entanto a maioria apresenta armazenamentos superiores às médias, segundo os dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH).

No final de setembro, os armazenamentos, por bacia hidrográfica apresentaram-se superiores às médias de armazenamento de setembro (1990/91 a 2023/24), exceto para as bacias do Ave, Mondego, Mira e Ribeiras do Algarve.

Das 60 albufeiras monitorizadas, 10 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e cinco inferiores a 40% do volume total, segundo os dados do SNIRH.

As bacias do Guadiana e Cávado eram as que apresentavam maior volume de água com 82% e 75,5%, respetivamente, seguidas da do Douro (74%), Tejo (72,6%) Arade (72,7) Oeste (72,4%) e Lima (58,2%).

No final de setembro, a bacia do Barlavento era a que tinha menor quantidade de água com 45,3%, seguida da do Sado com 46,8%, Ave com 48,3%, Mira com 53,4% e Mondego com 57%.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o total de precipitação em setembro foi inferior ao normal, correspondendo a cerca de 60% do valor médio no período de referência de 1991-2020.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.