"O maltês, fotografa desde 1985, época em que reinava o analógico com uma Pratika MTL5, adquirida em Portsmout, Reino Unido, com o primeiro subsídio de embarque.
Tem participado em exposições coletivas, participou em vários sites de fotografia, entre os quais o fotopt.net.
A sua primeira exposição foi realizada em Quintos, de onde é natural, tendo posteriormente exposto e vários locais, Casa do Alentejo em Lisboa, Beja (Casa da Cultura e Biblioteca Municipal), Crato, Campo Maior, Moura...
Tem por regra acompanhar as fotografias com textos da sua autoria. Não querendo condicionar o olhar do visitante, mas querendo que este saiba onde aquele momento o leva.
Carlos Cascalheira, tem 62 anos e é natural da Freguesia de Quintos, Concelho de Beja.
Sobre a exposição:
Esta exposição, nasceu em Quintos e está aqui por sugestão da Biblioteca Municipal, para evocar o Dia Mundial dos Rios, que se assinala no último Domingo de Setembro.
Foi criado pela ONU em 2005, tem por objetivo:
- Promover o conhecimento sobre os rios.
- Dar relevo aos desafios que enfrentam (alterações climáticas, poluição, assoreamento…
- Incentivar a participação pública, na gestão responsável de recurso cada vez mais escasso bem como o desenvolvimento e de ações de conservação e defesa da biodiversidade em termos de fauna e flora.
Naturalmente a escolha recaiu sobre o Odiana, o nosso rio para os árabes, Guadiana por obra dos castelhanos.
O troço que aqui apresentamos situa-se entre a Ponte que liga o Concelho de Beja ao Concelho de Serpa e a foz da Ribeira de Terges e Cobres, abarcando assim a Freguesia de Quintos.
Este é o rio da minha infância, da minha adolescência...este é o rio de uma vida toda.
O maltês", divulga a organização.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com