"Também a nível nacional, o vidro - material 100% reciclável e reutilizável – vê as suas metas nacionais comprometidas, com uma evolução negativa. São menos 1.300 toneladas recicladas (-1%) no primeiro semestre de 2025, face ao período homólogo de 2024, que registou um total de 99.321 toneladas de vidro recicladas.
Em sentido inverso, a Resialentejo registou um crescimento de 4,5% na recolha deste material, com mais 32 toneladas recolhidas.
O vidro continua a representar uma prioridade para esta entidade, na sua área de abrangência, sendo fundamental a ampliação da unidade de afinação de composto que, em conjunto com a parceria com a AMBILITAL (empresa intermunicipal de investimentos ambientais no Alentejo), irá permitir aumentar, anualmente, cerca de 500 toneladas. Por outro lado, destaque para o trabalho de sensibilização desenvolvido em hotéis, restaurantes e cafés, que continuam a encaminhar resíduos de vidro de forma indevida, além da expansão da rede de ecopontos e de ações de sensibilização junto da comunidade.
Num contexto diferente em relação ao panorama nacional, a Resialentejo continua a crescer com uma estratégia assente na modernização das infraestruturas e do reforço da sensibilização, promovendo a sustentabilidade e a economia circular. Atualmente, a quantidade de resíduos provenientes da recolha seletiva já ultrapassa as 2,5 mil toneladas, e a taxa de retoma está em crescimento, enquanto a deposição em aterro se mantém como um desafio nacional.
Com uma taxa de execução de 42% do seu plano de investimentos até 2030, que ascende a 22 milhões de euros, a Resialentejo lidera uma transformação a nível regional e nacional, com perto de 10 milhões de euros já aplicados em diferentes projetos. A entidade municipal continua a consolidar o seu contributo para as metas nacionais e europeias, através da sua eficiência técnica, inovação e compromisso para com o território onde opera", é revelado ainda.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com