Voltar

Ambiente

Resialentejo investe mais de três milhões de euros em nova unidade de triagem de biorresíduos

Ambiente

Resialentejo investe mais de três milhões de euros em nova unidade de triagem de biorresíduos


A empresa intermunicipal Resialentejo, que serve oito municípios do distrito de Beja, investiu cerca três milhões e 500 mil euros numa nova unidade de triagem e processamento de biorresíduos.

Segundo adiantou a empresa, em comunicado, a nova unidade “reforça substancialmente a sua capacidade operacional, permitindo o processamento de aproximadamente 25 mil toneladas por ano de biorresíduos”.

A par disso, acrescentou, o investimento permitiu “um aumento significativo na capacidade de maturação de matéria orgânica e a criação de 12 postos de trabalho diretos”.

“Esta iniciativa representa o compromisso assumido pela empresa no cumprimento das metas ambientais e na promoção da sustentabilidade nas comunidades e territórios onde opera”, frisou a empresa intermunicipal, com sede no concelho de Beja.

A nova unidade de triagem e processamento de biorresíduos da Resialentejo resulta da concretização de duas candidaturas apresentadas ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que financiou o projeto em cerca de dois milhões e 600 mil euros.

Na nota, a empresa intermunicipal sublinhou estar “agora mais preparada para conseguir cumprir as metas de reutilização e reciclagem estabelecidas na atual legislação, contribuindo para a promoção de práticas sustentáveis de gestão de resíduos na região do Baixo Alentejo”. 

A cerimónia de inauguração da nova unidade está agendada para 27 de junho, pelas 11h30, com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, anunciou a empresa.

A Resialentejo é a responsável pelo sistema de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos nos municípios alentejanos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, servindo 86 mil e 505 habitantes.

Em maio, o diretor-geral da empresa, José Pinto Rodrigues, revelou à Lusa que a Resialentejo conta investir, até 2025, 11 milhões e 500 mil euros, para cumprir com “as novas metas que foram definidas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) 2030.

 



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.