Voltar

Sociedade

"Respirando e Vivendo Quintos" é nesta quinta-feira. Uma iniciativa da Incubadora do Baixo Alentejo

Sociedade

"Respirando e Vivendo Quintos" é nesta quinta-feira. Uma iniciativa da Incubadora do Baixo Alentejo

Foto: Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo

A iniciativa "Respirando e Vivendo Quintos" tem lugar hoje, dia 11 de abril, na aldeia de Quintos, entre as 09h30 e as 17h00. A organização é da responsabilidade do projeto "Muda O Teu Território", do Centro Social Nossa Senhora da Graça de Baleizão e da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo (IISBA), e realiza-se no âmbito do Festival da Nova Bauhaus Europeia. ACOS está a participar na iniciativa e transporta o conceito para a 40.ª Ovibeja.

A organização afirma que são "esperadas mais de 400 pessoas, nas quais estão incluídos 250 jovens inseridos no projeto, representantes de várias instituições, empresas locais e regionais e decisores políticos."

Os objetivos principais desta iniciativa, de acordo com a IISBA, são "a reconexão com a natureza, valorizando os recursos naturais e endógenos para o desenvolvimento do território, a transmissão de saberes populares, através do contacto intergeracional, partilhando memórias e experiências em contexto comunitário, recuperando o sentimento de pertença; a promoção da arte alentejana como instrumento transformador de pensamentos e ações; a valorização das relações interpessoais, permitindo-nos compreender as necessidades e desejos das pessoas; e a promoção de um ecossistema agrícola, industrial e tecnológico centrado nas pessoas e nos lugares".

Fórum, feira e festa são as três vertentes do programa. Cada atividade tem uma cor diferente, que se associam aos valores transmitidos pela Iniciativa. o azul está associado à estética, o amarelo à inclusão e o verde corresponde à sustentabilidade, explica, igualmente, a organização.

A ACOS - Associação de Agricultores do Sul está a participar no New European Bauhaus, em Quintos.

Entre as atividades que vão preencher os espaços interiores e exteriores da aldeia de Quintos, destaca-se a tosquia de ovinos, por parte de uma equipa da ACOS, a feitura tradicional do pão, um ateliê de azulejaria, ateliê “Florir Quintos”, uma caminhada verde, uma sessão de mãos na terra das hortas comunitárias, showcooking sobre os sabores de Quintos, demonstração de artesanato com uso do buinho, observar e respirar o Guadiana através através do seu património natural e construído. E muita, muita conversa, muita partilha de histórias, testemunhos de saber fazer e saber ser, avança a entidade.

Revela, também, a ACOS, que "enquanto participante e parceira neste projeto, vai dar continuidade ao conceito de partilha de conhecimento e de saberes na 40.ª Ovibeja, enquanto espaço de aprendizagem, troca de saberes e replicação de boas práticas, no Ponto MUDA_TT. Além de muitas outras ações, vão ocorrer conversas com associados e técnicos da ACOS, vai ser envolvidos alunos de vários estabelecimentos de ensino do Alentejo, da vizinha Espanha e de Cascais, e vão ser realizados colóquios. No dia 4 de maio vai realizar-se o colóquio “MUDA_TT+ | O Território em Mudança” com moderação de Maria João Ruela."


Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Mia Gama estreia-se com "Undercover"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.