A data tem um significado especial para a população, que desempenhou um papel determinante nas batalhas contra Espanha em 1640 — um feito recordado no monumento situado na Praça da Restauração, na freguesia, e igualmente no Monumento aos Restauradores, em Lisboa.
As comemorações são organizadas pela Câmara Municipal de Moura e pela Junta de Freguesia de Santo Aleixo da Restauração, com o propósito de homenagear a coragem e o contributo dos santoaleixenses na luta pela independência.
O programa tem início às 09h30, na Igreja de Santo Aleixo da Restauração, com uma missa de Ação de Graças pela Restauração da Independência e em sufrágio pelos Heróis da Restauração. A celebração será presidida pelo Bispo da Diocese de Beja e contará com a participação do Grupo de Cantares Alentejanos da GNR.
Segue-se a receção à Banda do Círculo Artístico Musical Safarense, na Praça da Restauração, dando início ao momento do içar da bandeira. Depois, terão lugar os discursos protocolares.
As comemorações prosseguem com atuações do Grupo Coral da Associação Sol da Vida e do Grupo de Cantares Alentejanos da Guarda Nacional Republicana.
O programa encerra com um convívio popular, aberto à população.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com