Voltar

Ambiente

Risco acrescido e elevado de incêndios devido à seca

Ambiente

Risco acrescido e elevado de incêndios devido à seca


O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja alerta para o risco acrescido e elevado de incêndios devido à seca. Domingos Fabela pede à população em geral e aos agricultores cuidados, e atenções, acrescidos, assim como toda a colaboração, no sentido de se evitarem situações de incêndios. O responsável recorda que "todos os dispositivos" ainda não estão acionados, mas que os bombeiros estão preparados para dar resposta.

Segundo o responsável Domingos Fabela, em declarações à agência Lusa, a falta de chuva levou a que os “poucos” pastos que existem e o arvoredo, “principalmente nas zonas de mato”, estejam “realmente ressequidíssimos”, o que pode “espoletar incêndios”. À exceção de “algumas” áreas de regadio, onde “a água não tem faltado às culturas”, existem “outras zonas que estão totalmente ressequidas e que são um risco de combustão”. Por isso, “o perigo de incêndios é realmente elevado”, alertou.

Os bombeiros pedem à população em geral que se preocupe com estas questões”, que não atire beatas de cigarro pelas janelas dos carros e que não faça fogueiras durante os piqueniques, porque “os sistemas de alerta e os dispositivos” de combate a incêndios “ainda não estão acionados”. É solicitado aos agricultores “cuidados acrescidos” com o uso de maquinaria nos trabalhos agrícolas, “para que possam diminuir os riscos de haver combustões e incêndios”.

O responsável lembra que "todos os dispositivos" ainda não estão acionados porque se está longe da considerada "época de incêndios". Embora garanta, Domingos Fabela, que “os bombeiros do distrito estão devidamente organizados para que possam dar uma resposta efetiva”. Disse, ainda, esperar que a chuva possa “minorar” estas situações, mas também alertou para o “problema” das chuvas tardias.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.