Voltar

Sociedade

Rouxinóis do Alentejo apresentam novo CD e homenageiam o cante no Pax Julia

Sociedade

Rouxinóis do Alentejo apresentam novo CD e homenageiam o cante no Pax Julia

Neste sábado, às 21h00, os Rouxinóis do Alentejo apresentam na sua cidade, em Beja, o CD "Olh'ós Rouxinóis!", no Pax Julia, num espetáculo comemorativo, também, do nono aniversário da elevação do cante a património imaterial da humanidade. O ensaiador Paulo Ribeiro sublinha que "a comunidade que representa a família alargada dos Rouxinóis cumpre um sonho, na sua cidade".

"Este concerto contará com a presença do Grupo Coral Misto “Searas ao Vento”, da aldeia da Trindade, e do Grupo Coral Moços da Aldêa, e ainda dos convidados Jorge São Pedro, Paulo Colaço e a dança do Bella’s Crew Dance, numa experiência intergeracional e simbólica da transmissão oral que ocorre no cante alentejano e que assegura a continuidade desta tradição, nomeadamente através das vozes das crianças, sementes de esperança para o futuro do cante", explicam os responsáveis pela iniciativa marcada para hoje.

A organização é da Associação Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo, com o apoio da Câmara Municipal de Beja. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira ou online em BOL.pt e os CD’s, com edição Açor/Emiliano Toste, estarão à venda no local, ou seja, no Pax Julia, no dia do espetáculo.

O músico Paulo Ribeiro, com vasta experiência no que se refere ao cante alentejano, é o ensaiador desta nova formação dos Rouxinóis do Alentejo, que se revelou à sua cidade, Beja, há, sensivelmente, um ano, no Centro Unesco.

Com a apresentação do CD "Olh'ós Rouxinóis" marcada para o dia 25 deste mês, para o Pax Julia - teatro Municipal de Beja, Paulo Ribeiro frisa que "a comunidade, ou seja, a família alargada que significa esta formação cumpre um sonho, fazendo deste um dos momentos mais altos do grupo" desde que começou o seu trabalho com os jovens que o compõem.

O ensaiador Paulo Ribeiro realça que "neste CD podem ser ouvidas 10 modas do cancioneiro alentejano e escritas de propósito para os Rouxinóis e no espetáculo de dia 25 deste mês celebrar, todos juntos, o nono aniversário da elevação do cante a património imaterial da humanidade pela Unesco".

Paulo Ribeiro apela à cidade que se junte "à comunidade dos Rouxinóis do Alentejo no espetáculo do Pax Julia" e revela os convidados que vão passar, também, por "este palco privilegiado da cidade, numa noite de celebração do cante alentejano".


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.