Voltar

Saúde

“Saúde mental e combate ao cyberbullying” são prioridades do PNS 2021-2030

Saúde

“Saúde mental e combate ao cyberbullying” são prioridades do PNS 2021-2030


No âmbito da Agenda da Juventude para a Saúde 2020-2030, o CNS – Conselho Nacional de Saúde ouviu crianças e jovens do país e desta auscultação saíram como prioridades a “saúde mental e o combate ao cyberbullying”. O documento está em fase de consulta pública, até 14 de maio, a versão final vai ser apresentada ao Governo e à Assembleia da República e servirá de base à elaboração do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2021-2030.

“A promoção do bem-estar físico e psicológico, a educação para a sexualidade, a prevenção do tabagismo e do consumo de álcool, a promoção da alimentação saudável e da atividade física, e a prevenção da violência (incluindo o bullying e cyberbullying) são os temas que as crianças e os jovens, auscultados pelo CNS, em parceria com a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e a Direção-Geral da Educação (DGE), identificaram como prioritários para a sua saúde, para a próxima década. A auscultação revelou, ainda, preocupações relacionadas com a cooperação e o envolvimento das autarquias, por exemplo, na gestão dos transportes para as atividades físicas, desporto e apoio económico aos alunos carenciados. Os jovens sugerem ainda que sejam dinamizados os Conselhos Municipais da Juventude, criados em 2009, mas que não estão a funcionar em pleno no país.”

O documento que está em consulta pública pode ser consultado AQUI e os jovens podem deixar os seus contributos num formulário disponível no site do CNS, até 14 de maio.



Sobre o CNS:

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é um órgão independente, de consulta do Governo, que visa garantir a participação dos cidadãos utilizadores do Serviço Nacional de Saúde na definição de políticas. A sua criação traduz as melhores práticas internacionais e o que estudos de reflexão, na área da saúde, consideram ser importante, procurando estabelecer uma aliança de toda a sociedade para definir uma visão para o futuro e ter uma perspetiva de conjunto do sistema de saúde.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.