Voltar

Ambiente

Mértola em situação de seca fraca no final do mês de abril

Ambiente

Mértola em situação de seca fraca no final do mês de abril

Foto: Pixabay

O mês passado foi o sexto abril mais seco desde 2000. Ao todo, o valor da precipitação fixou-se nos 56% do valor médio entre 1981 e 2010, tendo voltado a surgir a classe de seca fraca, segundo os dados que constam do Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os concelhos de Mértola e Vila Real de Santo António encontravam-se em situação de seca fraca no final do mês passado, ou seja, em abril.

Os números indicam que cerca de 8% do território estava em seca meteorológica fraca. No final de março nenhuma zona do continente estava em seca, surgindo no final de abril a classe de seca fraca nos concelhos de Mértola e Vila Real de Santo António. Nos últimos 12 meses só em março não houve zonas em seca de nenhum tipo (fraca, moderada, severa ou extrema).

O Boletim Climatológico sobre abril indica que o continente foi muito quente em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação. Segundo o IPMA, foi o 10.º abril mais quente desde 1931 e o 4.º mais quente desde 2000.

“O valor médio da temperatura média do ar, 15,45 °C, registou uma anomalia de + 1,86 °C em relação à normal 1981-2010”.

Já o valor médio da temperatura máxima do ar foi o 4.º mais alto desde 2000. E o valor médio da temperatura mínima também esteve acima do normal.



PUB
PUB

Revista RVP-Ovibeja 2024

PUB
PUB

Concertos

Taylor Swift aterrou no aeroporto em Beja

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.