Voltar

Cultura

Seminário de cinema documental em Odemira destaca reforma agrária

Cultura

Seminário de cinema documental em Odemira destaca reforma agrária

Foto: PCP Lisboa

A história política do Alentejo e o processo da reforma agrária são o mote da 25.ª edição do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental, que se realiza pela terceira vez em Odemira. O evento, promovido pela Apordoc – Associação pelo Documentário, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), Ministério da Cultura e Câmara de Odemira, vai decorrer entre os dias 14 e 19 de novembro e juntará cineastas e profissionais de todo o mundo.

“Uma Coletiva Harmonia Desarticulada”, que se inspira num verso do poeta Sean Bonney, é o título do seminário neste ano, que vai explorar “a história política do Alentejo e, em particular, o processo de coletivização da terra e do trabalho que marcou profundamente a região durante a reforma agrária”, revelou a Câmara de Odemira em comunicado.

De acordo com a autarquia, em 2025 o Doc’s Kingdm tem curadoria de Raquel Schefer e Rita Morais e o seu programa foca-se nas “práticas cinematográficas coletivas, num diálogo com momentos históricos e contemporâneos do cinema documental”.

O evento contará com a participação dos coletivos cinematográficos Grupo Zero (Portugal), Ogawa Productions (Japão), CAMP (Índia), Sueli e Isael Maxakali com colaboradores (Brasil), e Video Tracts for Palestine (projeto anónimo transnacional).

A sessão de abertura do Doc’s Kingdom está prevista para o dia 14 de novembro, pelas 17:00, no cineteatro Camacho Costa, em Odemira.

Antes, pelas 15:30, terá lugar a inauguração da exposição “Desertos Líquidos”, que estará patente no Espaço CRIAR e reúne trabalhos de investigação sobre o Alentejo, realizados numa colaboração do Royal College of Art de Londres, do Reino Unido, com a CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira.

O programa do evento inclui também, ao longo dos seis dias, diversas sessões gratuitas e abertas ao público, sempre no cineteatro Camacho Costa, que incluem filmes “impactantes, seguidas de debates e conversas com os realizadores”, lê-se no comunicado.

Para assinalar os 25 anos do Doc’s Kingdom estão igualmente programadas festas no Mercado Municipal de Odemira, no dia 15 de novembro, e no Quintal da Música, na mesma localidade, no dia 18, ambas pelas 22:00.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.