Voltar

Sociedade

Hoje é dia de Cortejo Histórico e Etnográfico em Serpa

Sociedade

Hoje é dia de Cortejo Histórico e Etnográfico em Serpa

Hoje é dia de Cortejo Histórico e Etnográfico, a partir das 16h00, em Serpa. Iniciativa integrada no programa das Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe  e organizada pela Câmara Municipal.

Com uma interrupção de dois anos devido à pandemia, esta é "uma das maiores manifestações da cultura e das tradições do concelho de Serpa". Em 2022 comemora a sua quadragésima edição. Para assinalar a data, "foi criado um novo carro representativo da Serpa alada, símbolo do município", avança a autarquia.

Esta iniciativa realiza-se desde 1979 com o objetivo de celebrar e dar a conhecer "a rica história do território, bem como as tradições, usos, costumes e singularidades que engrandecem a identidade das nossas gentes. O cante alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014, está representado através da participação de vários grupos e ranchos corais", é frisado pela organização.

A realização do Cortejo é o ponto alto dos festejos da Páscoa no concelho de Serpa e em especial das Festas em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe.

A sua realização só é possível porque "a autarquia conta com o apoio de particulares e empresas na cedência de viaturas, gado e apoio logístico, além da colaboração de centenas de figurantes que, anualmente, contribuem para a realização deste momento especial para os serpenses. De destacar o brio e empenho dos trabalhadores da autarquia, que se envolvem, desde o primeiro momento, na construção do cortejo", refere nota de imprensa da Câmara de Serpa.

O cortejo segue o seguinte percurso: Silos (antiga EPAC), Rua Manuel Dias Nunes, Rua Dr. Palma Santos, Rua Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira, Alameda Abade Correia da Serra, Rua do Calvário, Rua Nova, Rua dos Lagares, Rua dos Arcos, Rua da Fonte Santa, Terreiro Humberto Delgado.

Neste domingo é dia, também, para apreciar o espetáculo pirotécnico a partir da meia-noite e apreciar em seguida a música de Daniel K no Palco da Praça.

 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.