Voltar

Cultura

Festa do Cante termina em Serpa no dia 27 com os grupos corais do concelho reunidos

Cultura

Festa do Cante termina em Serpa no dia 27 com os grupos corais do concelho reunidos

A Câmara de Serpa começou a Festa do Cante no passado dia 28 de outubro para culminar domingo, dia 27, com uma cerimónia formal, no Cineteatro, que reúne todos os grupos corais do concelho.

Em 2022, no dia 27 deste mês, são celebrados oito anos de elevação do cante a património imaterial da humanidade. "Serpa esteve na dianteira deste processo e corresponde, anualmente, ao compromisso de enviar um relatório para a Unesco onde dá contas de todas as atividades realizadas na promoção e salvaguarda do cante".

"É o Museu do Cante/Casa do Cante, em Serpa, que faz este apanhado, anual, da atividade desenvolvida pelos grupos corais do distrito e na diáspora", sublinha João Efigénio Palma, presidente da autarquia serpense.

Nota: foto do Jornal A Planície

A Festa do Cante de Serpa começou no passado dia 28 de outubro e João Efigénio Palma faz o balanço das várias iniciativas desenvolvidas, nestes dias, entre a cidade branca e Lisboa.

Nas palavras do autarca, as várias celebrações têm corrido "lindamente", destaca, contudo, o momento alto vivido, no passado dia 19, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

João Efigénio Palma recordou que "foi realizado, na capital, no passado sábado, o concerto de apresentação do CD “Cantares do Alentejo”, obra do maestro e compositor Fernando Lapa para guitarras clássicas, do projeto Cante Alentejano com Erudição, pelo Bracara Augusta Guitar Trio".

Participaram, também, nesta iniciativa, o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa e "o cante foi aplaudido, com muito entusiasmo, por uma casa cheia, mostrando a pujança desta forma coletiva de cantar, a vozes, inscrita como património imaterial da humanidade", realçou João Efigénio Palma.

Recorde-se que o cante alentejano, canto coletivo sem recurso a instrumentos, foi classificado a 27 de novembro de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

E para celebrar esta data, oito anos depois, a Câmara de Serpa sugere ainda - além de todas as iniciativas realizadas desde o passado dia 28 de outubro - para este sábado, dia 26, a Rota do Cante, nas diversas localidades do concelho, e para dia 27, uma cerimónia oficial, que conta com a participação da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

No dia 27, domingo, realiza-se no Cineteatro Municipal de Serpa, a cerimónia oficial do oitavo aniversário da Inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, a partir das 19h00.

"Nesta realização que é também o culminar das celebrações em Serpa", tal como realçou o presidente da Câmara João Efigénio Palma, "participam todos os grupos corais do concelho".

Na cerimónia de domingo, em Serpa, cantam: Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento, Grupo Coral Os Arraianos de Vila Verde de Ficalho, Rancho Coral e Etnográfico Os Camponeses de Vale de Vargo, Rancho Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias convida Vitorino, Rancho Coral Feminino Papoilas do Enxoé, Grupo Coral Feminino Madrigal, Grupo Coral Feminino Flores do Chança, Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias convidam Ana Santos e Celina da Piedade e Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa convida Grupo de Teatro (En)Cena.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.