Voltar

Cultura

Sétimo Encontro Ibérico Leitores Saramago na Biblioteca de Odemira

Cultura

Sétimo Encontro Ibérico Leitores Saramago na Biblioteca de Odemira

Odemira dedica os meses de outubro e de novembro ao Nobel da literatura portuguesa e recebe a partir de hoje, e até domingo, na Biblioteca, o VII Encontro Ibérico Leitores Saramago.

O programa propõe tertúlias, poesia, música e exposição dedicadas a Saramago, numa organização da Biblioteca Municipal José Saramago de Odemira em parceria com a de Beja, a Fundação José Saramago e a Aula Saramago. Estes encontros acontecem anualmente, desde 2016, em diversas bibliotecas e espaços públicos em Portugal e Espanha.

O encontro começa hoje, pelas 21h00, com uma sessão de abertura e apresentação de imagens da inauguração da Biblioteca Municipal de Odemira, em 5 de setembro de 2000, que contou com a presença de José Saramago. Segue-se o espetáculo de poesia sobre o escritor, “A homenagem possível”, pelos Bocados Brutais e Sónia Barradas.

Sábado, dia 22, pelas 10h00, é inaugurada a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, cedida pela Fundação José Saramago, patente ao público no Jardim Sousa Prado em Odemira, com a apresentação de canção musicada “A Maior flor do Mundo”, pelo, Grupo Coral Infantil de Odemira “Cá se canta”.

A manhã de sábado, 22, é dedicada, também, aos leitores Saramago, com a participação de Diego Mesa, da Aula Saramago, e a apresentação da tese de doutoramento “Um teatro da Pólis – adaptações cénicas de José Saramago”, de Sónia Barradas, seguindo-se intervenções de leitores portugueses e espanhóis ao longo do dia.

“Pela Floresta de Saramago” é o tema da performance literária e musical, por Sílvia Costa e Nuno Salvado, agendada para as 18h30. O segundo dia termina com a apresentação do documentário “O pão que a terra lhe dá – tradição oral do concelho de Odemira”, no Cineteatro Camacho Costa, a partir das 21h30.

No dia 23, domingo, os participantes são convidados para um passeio cultural em Vila Nova de Milfontes, com alusão à obra “Viagem a Portugal”, de José Saramago, incluindo passeio de Barco no Rio Mira e passeio pedonal pela vila, acompanho pelo historiador António Quaresma.

A participação no VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago é livre, mas sujeita a inscrição, através do portal municipal em www.cm-odemira.pt. Em paralelo decorre uma Feira do Livro de Saramago, em colaboração com Livraria A das Artes, de Sines. 


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Concertos

Raquel Tavares no Pax Julia dia 26 de setembro

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.