Voltar

Educação

SPZS: “No distrito de Beja faltam 48 professores”

Educação

SPZS: “No distrito de Beja faltam 48 professores”

Dois meses depois do início do ano letivo a “falta de professores é pior do que se imagina”, a denuncia é feita pelo Sindicato de Professores da Zona Sul (SPZS). O Sindicato fez o levantamento nos distritos de Beja, Évora e Portalegre. O SPZS concluiu que o de Beja é o que tem mais carências, 48 professores em falta. O de Évora tem menos 27 e o de Portalegre menos 41.

“A falta de professores atravessa todos os ciclos de ensino, sendo muito mais relevante no 3º Ciclo e Secundário, a saber: no 1º Ciclo faltam 28 professores, incluindo na disciplina de Inglês; no 2º Ciclo há falta de 37 professores, sendo as disciplinas de Português, Inglês, Educação Musical e Educação Moral e Religiosa Católica, as mais relevantes; no 3º Ciclo e Secundário há necessidade de 169 professores, principalmente nas disciplinas de Português, Inglês, Espanhol, História, Geografia, Matemática, Física e Química, Informática e Artes Visuais. A falta de docentes da Educação Especial também é notória, revelando que há muitos alunos com necessidades educativas especiais que não estão a receber o devido apoio por parte do nosso sistema de ensino.” Manuel Nobre, presidente do SPZS, alerta para o facto, do distrito de Beja ser o que mais carências apresenta, pois tem 48 professores a menos.

Manuel Nobre passa em revista, as disciplinas em que mais se notam as carências nas escolas do distrito de Beja, assim como os ciclos mais afetados.

O SPZS refere, ainda que quando se analisam os dados disponíveis pode concluir-se que “a maior parte dos horários são temporários e/ou incompletos, muitos deles decorrendo de baixas médicas dos docentes com idade mais avançada, o que os torna mais difíceis de ocupar. Os professores evitam deslocar-se para muito longe da sua residência para trabalharem só algumas horas ou em muitos dos casos apenas um mês e receber, na generalidade dos casos, um salário equivalente ao ordenado mínimo ou ainda menos”. E é neste contexto que o Sindicato afirma que o Ministério tem de implementar medidas para resolver estas matérias e rejuvenescer a classe docente.


Foto: Jornal de Coimbra.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.